Publicado em Segunda - 25 de Março de 2024

Motivação da morte de Marielle envolve questão fundiária e milícia

A principal motivação do assassinato da vereadora Marielle Franco, revelada neste domingo (24), envolve a disputa em torno da regularização de territórios no Rio de Janeiro.Em coletiva de imprensa para apresentar os resultados da investigação, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, leu trechos do relatório da Polícia Federal (PF)

Leia mais...
@ Foto José Cruz / Agência Brasil
@ Foto José Cruz / Agência Brasil

@ Tomaz Silva/Agência Brasil
@ Tomaz Silva/Agência Brasil

PF aponta irmãos Brazão como mandantes da morte de Marielle

Publicado em Domingo - 24 de Março de 2024

A Polícia Federal (PF) concluiu que os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão contrataram o ex-policial militar Ronnie Lessa para executar a vereadora Marielle Franco, em 2018. Na ocasião, o motorista dela, Anderson Gomes, também foi morto. A conclusão está no relatório final da investigação

Leia mais...
@ Lula Marques / Agência Brasil
@ Lula Marques / Agência Brasil

Mauro Cid reafirma conteúdo de delação em audiência no STF

Publicado em Sexta - 22 de Março de 2024

O tenente-coronel Mauro Cid reafirmou nesta sexta-feira (22) ao Supremo Tribunal Federal (STF) o conteúdo da delação premiada que assinou com a Polícia Federal (PF). O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro foi chamado a prestar depoimento após a revista Veja publicar áudios em que o militar critica a atuação do ministro Alexandre de Moraes e a Polícia Federal.

Leia mais...

Réu é condenado a quase 14 anos de prisão por tentativa de homicídio

Publicado em Quarta - 20 de Março de 2024 | por Redação TA c/ MPE/MT

Denunciado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso por tentativa de homicídio duplamente qualificado ocorrido em Acorizal, o réu Adriano Zark foi condenado na sexta-feira (15 de março) a 13 anos e oito meses de prisão. Em 2017, o réu e um adolescente perseguiram em uma motocicleta a vítima, Franquilei de Figueiredo Conceição, efetuando quatro disparos de arma de fogo contra o namorado de sua ex-esposa.

Durante o julgamento, os jurados acolheram a tese defendida pelo MPMT e entenderam que o crime foi premeditado, com a utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima e por motivo torpe, que consistiu em ciúmes e sentimento de posse, já que o acusado não aceitava o novo relacionamento de sua ex-esposa com a vítima.

Leia mais...

Por tentar matar irmãos e sobrinho, réu é condenado a 15 anos de prisão

Publicado em Quarta - 20 de Março de 2024 | por Redação TA com MPE/MT

O réu Uerleth Satil Pedro foi condenado pelo Tribunal do Júri de Jauru (a 425km de Cuiabá) a 15 anos e nove meses de reclusão em regime inicial fechado, por tentar matar dois irmãos dele e um sobrinho com golpes de faca. Atendendo a pedido do Ministério Público de Mato Grosso, foi decretada a prisão preventiva do acusado

Leia mais...
@ Fernando Frazão / Agência Brasil
@ Fernando Frazão / Agência Brasil

STF homologa delação de Lessa sobre assassinato de Marielle

Publicado em Quarta - 20 de Março de 2024

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou, na noite desta terça-feira (19), que o assassino da vereadora Marielle Franco e de Anderson Gomes - o ex-policial militar Ronnie Lessa -, fechou um acordo de delação premiada, já homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia mais...
@ Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
@ Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Moraes dá 15 dias para PGR opinar sobre indiciamento de Bolsonaro

Publicado em Quarta - 20 de Março de 2024

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 15 dias para a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar sobre o relatório no qual a Policia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 16 pessoas pela suposta fraude do certificado de vacinação para covid-19.

Leia mais...
@ Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
@ Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Barroso diz que criminalização do aborto é uma “má política pública”

Publicado em Terça - 05 de Março de 2024

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, criticou nesta terça-feira (5) a criminalização do aborto em geral, que disse ser uma “má política pública”. Para ele, apesar de o ato ser indesejável, de nada serve aprisionar mulheres que o praticam.

Leia mais...

Padrasto é preso pela Polícia Civil em Vila Rica após espancar e causar lesões em enteado

Publicado em Terça - 05 de Março de 2024 | por Redação TA c/ PJC-MT

Um homem de 64 anos foi preso pela equipe da Delegacia de Vila Rica, nesta segunda-feira (04.03) pelo crime de lesão corporal contra seu enteado, de 11 anos. A Polícia Civil foi comunicada na semana passada, quando a criança foi trazida por conselheiros tutelares e a Polícia Militar após a denúncia de que o menor tinha sido severamente agredido pelo padrasto.

Leia mais...
Chico Ferreira
Chico Ferreira

Emanuel é proibido de sair de Cuiabá e frequentar prefeitura

Publicado em Terça - 05 de Março de 2024 | por Ana Júlia Pereira e Pablo Rodrigo, Gazeta Digital

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) está proibido de deixar a Capital e frequentar a Prefeitura de Cuiabá, bem como outros órgãos do município pelos próximos 6 meses. As restrições foram impostas pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Luiz Ferreira da Silva, na decisão que determinou o afastamento do gestor por conta de uma suposta organização criminosa na Saúde.

No documento, o magistrado cita que o chefe do executivo está proibido de frequentar a Prefeitura e seus órgãos, assim como as empresas envolvidas nas investigações. A decisão expõe ainda que Emanuel não pode se ausentar de Cuiabá.

Leia mais...