Publicado em Quarta - 24 de Outubro de 2018 | por Agência Brasil

POLÍTICA Sistema eletrônico de votação já é utilizado em 35 nações

Em todo o mundo, 35 países já utilizam sistemas eletrônicos para captação e apuração de votos. O levantamento é do Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral (Idea Internacional), sediado em Estocolmo (Suécia). A lista inclui democracias consolidadas como a da Suíça, do Canadá, da Austrália e dos Estados Unidos, país que adota sistemas eletrônicos em alguns estados.

Na América Latina, México e Peru também fazem uso do sistema. Na Ásia, além de Japão e Coreia do Sul, há o exemplo da Índia. Maior democracia do mundo em número de eleitores - mais de 800 milhões -, o país utiliza urnas eletrônicas semelhantes à brasileira, mas adaptadas à realidade eleitoral local.

Leia mais...

POLÍTICA Ibope: Bolsonaro tem 57% dos votos válidos e Haddad, 43%

Publicado em Quarta - 24 de Outubro de 2018 | por Agência Brasil

Em nova pesquisa divulgada pelo Instituto Ibope, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) manteve a liderança, com 57% dos votos válidos (excluindo brancos, nulos e as pessoas que se manifestaram indecisas), contra 43% de Fernando Haddad (PT). No levantamento anterior, realizado no dia 15 de outubro, Bolsonaro havia registrado 59% e Haddad, 41% dos votos válidos.

Leia mais...
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber

POLÍTICA 2ª Turma do STF pedirá à PGR investigação sobre vídeo com ofensas a Rosa Weber

Publicado em Terça - 23 de Outubro de 2018 | por Mariana Oliveira e Delis Ortiz, TV Globo — Brasília

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta terça-feira (23), por 5 votos a zero, requerimento para que a Procuradoria Geral da República (PGR) investigue vídeo publicado na internet com ofensas à presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber, e a outros ministros do tribunal.

Leia mais...

EMPREGO Estão abertas 1.087 vagas de trabalho nas unidades do Sine em Mato Grosso

Publicado em Terça - 23 de Outubro de 2018 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Leia mais...

POLÍTICA Governo publica licitação para concessão da Rodoviária Shopping de Cuiabá

Publicado em Terça - 23 de Outubro de 2018 | por Redação TA c/ Gcom-MT

O Governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficial, que circula nesta terça-feira (23.10), a abertura da concorrência pública para realização da concessão, por 25 anos, da Rodoviária Shopping de Cuiabá. Será um novo modelo de gestão do terminal que receberá R$ 30 milhões em investimentos privados.


Leia mais...

MEIO AMBIENTE Operação de fiscalização apreende 321 kg de pescado irregular

Publicado em Terça - 23 de Outubro de 2018 | por Redação TA c/ Sema-MT

Leia mais...

POLÍCIA Dois criminosos envolvidos em roubo têm prisão cumprida em Jaciara

Publicado em Terça - 23 de Outubro de 2018 | por Redação TA c/PJC-MT

Leia mais...

MEIO AMBIENTE Prefeitura reforça compromisso com redução de resíduos na abertura da Semana Lixo Zero

Publicado em Terça - 23 de Outubro de 2018 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

A Prefeitura de Cuiabá anunciou uma série de ações para a conscientização e preservação do meio ambiente, durante a abertura da Semana Lixo Zero, na segunda-feira (22). A iniciativa é do Instituto Lixo Zero (ILZ), que promoverá debates em torno da redução

Leia mais...

GERAL Prefeitura e motoristas da Uber chegam a acordo sobre regulamentação da atividade

Publicado em Terça - 23 de Outubro de 2018 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

Representantes da Prefeitura de Cuiabá, Câmara Municipal e Associação de Motoristas da Uber debateram na segunda-feira (22), mudanças nas mensagens leis de nº 48 e 49/2018, que regulamentam os serviços prestados por plataformas de transporte de passageiros.Os profissionais pedem a supressão de pontos que tratam do funcionamento, segurança e carga tributária para o desenvolvimento da atividade na Capital. Das quatro solicitações feitas por eles, três foram integralmente atendidas pela gestão.

Leia mais...