Notícias SISTEMA PRISIONAL
Policiais penais impedem entrada de quatro drones, aparelhos celulares e drogas na Mata Grande
Somente na terça e nesta quarta-feira (12 e 13.10), policiais penais da Penitenciária Major PM Eldo Sá (Mata Grande), em Rondonópolis, impediram a entrada de quatro drones, quatro celulares e porções de entorpecentes na unidade.
Recuperandos se preparam para o Enem e sonham em ser médico e engenheiro
Um quer tentar uma vaga no curso de Medicina e o outro uma oportunidade de estudar Engenharia Civil e abrir o próprio negócio. Esses são os planos de dois dos mais de 1,1 mil recuperandos, que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. Para eles, a prova é a oportunidade de planejar a vida fora do cárcere e garantir um futuro, após ganhar a liberdade.
Neste ano, 1.163 reeducandos do Sistema Penitenciário de Mato Grosso se cadastraram para participar da prova do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Desta vez, o exame para este público será aplicado em dois domingos diferentes, 9 e 16 de janeiro de 2022. Os recuperandos têm mais de três meses para se preparar para a prova.
Drone que transportava aparelhos celulares é apreendido na Mata Grande
Policiais penais do Plantão A, da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), localizada em Rondonópolis, apreenderam um drone que sobrevoava a unidade e transportava aparelhos celulares. O caso aconteceu no final da manhã deste sábado (25.09).
Na ocasião, um dos policiais penais que fazia a segurança na torre 2 que percebeu a presença do aparelho sobrevoando a unidade. Neste momento, ele comunicou a equipe de contenção via rádio, que logo se deslocou para o raio 2 e uma outra equipe para a quadra.
As equipes localizaram então o drone com um pacote contendo três aparelhos celulares e um carregador. Os objetos ilícitos foram encaminhados ao Núcleo de Inteligência da unidade.
"Minha avaliação de tudo que observei é absolutamente positiva", afirma presidente do TJMT sobre nova estrutura da Penitenciária Central
A comitiva do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), comandada pela presidente da Corte, a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, além do desembargador Orlando Perri de Almeida, estiveram nesta segunda-feira (13.09) na Penitenciária Central do Estado (PCE) para acompanhar o andamento das obras de ampliação da unidade. A visita técnica foi guiada pelo secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante e pelo secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves.
A presidente do TJMT destacou que “estamos aqui para observar todo o andamento e evolução das obras”. Na avaliação da magistrada, a estrutura atual é moderna e possui condições de ressocialização. “Eu conhecia a estrutura da PCE por dentro e por fora, isso foi há 20 anos, quando era presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso.
Projeto de remição de pena por leitura é instituído em todas unidades penais de Mato Grosso
O Núcleo de Educação nas Prisões (NEP) junto com a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), lançou nesta quarta-feira (08.09) o projeto estadual de leitura “LiteraLiberdade”.
Recuperandos concluem trabalho de revitalização do campus da Unemat
Cerca de 30 recuperandos da Cadeia Pública de Barra do Bugres (169 km de Cuiabá) realizaram a revitalização do prédio do campus universitário deputado Estadual Renê Barbour. A ação faz parte de uma parceria desenvolvida com a universidade e a cadeia do município.
A obra de revitalização durou aproximadamente dois anos. No local, os reeducandos realizaram a reestruturação das calçadas, pintura e reparo de paredes e de toda a fachada da universidade, além da jardinagem nos canteiros e corte de árvores.
PCE passa a usar drones apreendidos para monitorar atividades ilícitas extramuros
Policiais penais da Penitenciária Central de Cuiabá passaram a adotar uma nova forma de realizar rondas e fiscalizações em torno da unidade. Além da vigia nas torres e por viatura, passaram a usar três drones apreendidos de criminosos para promover a segurança da unidade.
Servidores do Socioeducativo passam por atualização durante Encontro de Gestores e Líderes
Quarenta gestores e líderes do Sistema Socioeducativo da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) participam, nesta semana, do “Encontro de Gestores e Líderes do Sistema Socioeducativo”. A programação iniciou nesta segunda-feira (23.08) e vai até sexta-feira (27.08).
O evento é organizado pela Escola Estadual de Socioeducação e durante a semana serão abordados temas como: procedimento de gestão nas unidades socioeducativas; novos panoramas, novos rumos e novos desafios; ações de inteligência; trabalho em rede, entre outros assuntos.
Fundação Nova Chance promove integração com empresas que contratam mão de obra de recuperandos
A Fundação Nova Chance (Funac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), está promovendo em agosto o “mês da ressocialização”. Nesta sexta-feira (20.08), a Funac realizou um momento de conversa com os tomadores de serviço, que são as empresas que empregam
Presos fazem limpeza e desinfecção em três escolas públicas no Araguaia
Presos da Cadeia Pública de São Félix do Araguaia (1002 km a Nordeste) concluíram o mutirão de limpeza nas três escolas estaduais da cidade nesta quinta-feira (19.08), após quase duas semanas de trabalho. A direção das unidades escolares procurou o diretor da Cadeia Pública do município, Jackson Souza, para que os recuperandos pudessem fazer a limpeza das unidades.
“Era muito lixo, entulho. Foram seis caçambas de matagal apenas de uma escola. Havia duas cobras em meio ao colonhão. Ficamos cerca de 3 dias em cada escola, suspendemos o trabalho por uma semana e terminamos agora”, contou o diretor da Cadeia Pública.
A ação contou com apoio da Prefeitura Municipal de São Félix do Araguaia