Notícias SISTEMA PRISIONAL
TCE reúne poderes na busca de soluções para o sistema prisional de Mato Grosso
Uma reunião com representantes de todos os poderes e órgãos autônomos envolvidos com a gestão das unidades prisionais do Estado foi realizada na quarta-feira (21.03), no Tribunal de Contas de Mato Grosso, em mais uma etapa da auditoria operacional sobre o sistema prisional de MT. Nesta fase, denominada Painel de Referência, o TCE-MT informa sobre os apontamentos feitos pelos auditores durante a fase de fiscalização e busca conhecer o que cada um está fazendo, ou ainda pode fazer, para aprimorar a gestão do sistema.
Com 11.440 reeducandos e 6.341 vagas distribuídas em 55 unidades, o sistema prisional de Mato Grosso está superlotado. Esse foi o primeiro dos dez apontamentos feitos pela equipe de auditores e o principal motivo de preocupação dos agentes da segurança pública.
Motim é imediatamente controlado na PCE
A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informa que houve um motim no início da tarde desta terça-feira (20.03) nos raios 3 e 4 da Penitenciária Central de Cuiabá (PCE), onde estão custodiados aproximadamente 850 presos. O motim foi imediatamente controlado pela equipe de contenção da unidade
Complexo industrial que emprega reeducandos é referência no país
Desde a sua inauguração, em 2014, mais de 50 reeducandos prestaram serviços no local e até hoje não houve nenhum caso de reincidência, conflito, fuga ou tentativa de fuga envolvendo os trabalhadores da fábrica
Governo entrega mil coletes balísticos e armas ao sistema penitenciário
Durante a Caravana da Transformação de Cáceres, na sexta-feira (02.03), o governador Pedro Taques fez a entrega de aproximadamente mil coletes balísticos, 58 kits de agentes químicos, 200 pistolas 0.40, 120 espingardas de calibre 12 (letais e menos letais) e pelo menos 150 mil munições ao sistema penitenciário de Mato Grosso
Atividades de ressocialização no sistema penitenciário envolvem mais de 4 mil reeducandos
A Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) fortaleceu em 2017 as atividades de ressocialização no Sistema Penitenciário estadual com inúmeras atividades educacionais e de profissionalização em parcerias com Poder Judiciário, Ministério Público, Conselhos da Comunidade e empresariado.
Nas 55 unidades prisionais do estado, as atividades laborais e de educação reúnem aproximadamente 4.900 recuperandos com trabalhos em marcenarias, serralherias, oficinas de costura, fábricas de artefatos de concreto, prestação de serviços gerais e de limpeza urbana em órgãos públicos, além do atendimento educacional.
Temer assina decreto do indulto natalino
O presidente Michel Temer assinou decreto que concede indulto natalino a presos. O indulto vale para pessoas condenadas ou submetidas a medida de segurança e leva em conta a parcela de pena já cumprida e o crime praticado.
Reeducandos iniciam vida acadêmica em sala de aula na penitenciária
Essa inclusão é possível graças ao projeto Liberdade de Direito e de Fato, que oferta curso superior de Administração Pública, na modalidade de educação a distância, dentro da unidade prisional, a maior do estado.
Mulheres tentam entrar com 13 celulares escondidos em fralda infantil
Agentes penitenciários prenderam em flagrante na manhã de domingo (10.12) duas mulheres que tentaram levar 13 aparelhos celulares para presos no Centro de Ressocialização de Várzea Grande, conhecido como cadeia do Capão Grande.