Publicado em Quarta - 26 de Julho de 2023 | por Assessoria Sintep/VG

Fórum Sindical convoca servidores para manifestação contra falta de proposta salarial da gestão do Prefeito Kalil Baracat

A insatisfação dos servidores públicos da prefeitura de Várzea Grande (VG) atingiu um ponto crítico devido à falta de responsabilidade, respeito e compromisso por parte do Prefeito Kalil Baracat e sua equipe de governo.

Após a promessa de apresentar uma proposta oficial de Revisão Geral Anual (RGA) de 4,36% até o dia 19/07, a gestão não cumpriu com o compromisso, o que gerou um sentimento de engano entre os trabalhadores.

Em resposta a essa situação, o Fórum Sindical convocou os servidores para um forte ato público/carreata nesta quarta-feira (26/07), às 7:30h

Leia mais...
Presidente do Sintep/VG, Juscelino Dias de Moura
Presidente do Sintep/VG, Juscelino Dias de Moura

Davi Valle
Davi Valle

Prefeito entrega neste sábado (22), às 8h, a 22ª unidade educacional reformada em seu segundo mandato

Publicado em Quinta - 20 de Julho de 2023 | por Redação TA c/ Secom CBA

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entrega neste sábado (22), às 8h, a reforma de mais uma unidade da rede pública municipal de educação. Esta será a 22ª unidade reformada e entregue, no segundo mandato da atual gestão Municipal.

A Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Novo Renascer, localizada na Estrada Rio dos Couros, Km 54 - Fazenda Velha, Distrito do Coxipó da Ponte atende 195 estudantes da Educação Infantil (Pré-Escola II) e do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano.

Em 2016 (gestão anterior), o bloco das salas de aula foi interditado devido à queda da estrutura de madeira e das telhas cerâmicas. A escola passou a atender em salas modulares.

Leia mais...

Levantamento aponta que 97,3% dos profissionais da educação estadual se consideram sobrecarregados

Publicado em Sexta - 14 de Julho de 2023 | por Assessoria Sintep/MT

Consulta realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) revela que para 97,3% trabalhadores da educação a rotina pedagógica em 2023 se tornou mais extenuante do que em anos anteriores. O levantamento faz parte do questionário disponibilizado pela Secretaria de Assuntos Educacionais do Sintep/MT, por meio da plataforma google forms, para saber a opinião dos educadores na rede estadual, sobre a rotina pedagógica após medidas impostas pelo governo Mauro Mendes ao longo do primeiro semestre.

Leia mais...
Assessoria
Assessoria

Robótica inova na educação de jovens e torna escola muito mais atrativa

Publicado em Quinta - 13 de Julho de 2023 | por Redação TA c/ Seduc-MT

A robótica educacional estabeleceu uma nova rotina para os estudantes da Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, em Campo Novo do Parecis (MT). Com o kit de robótica disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os alunos passaram a montar protótipos e outros projetos. Os trabalhos feitos no decorrer nos primeiros meses de 2023 foram expostos na mostra ‘Programando o amanhã’, realizada como encerramento do ano letivo.

Segundo o professor de Física da escola, Francisco das Chagas Brito Paiva, para muitos dos estudantes a robótica educacional é um universo totalmente novo, desafiador e uma ferramenta que torna a escola muito mais atrativa.

Leia mais...
© Antonio Cruz/ Agência Brasil
© Antonio Cruz/ Agência Brasil

Fim das escolas cívico-militares repercute entre estudantes e escolas

Publicado em Quarta - 12 de Julho de 2023

O Ministério da Educação (MEC) começou, esta semana, o processo de extinção do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). A decisão, que impacta cerca de 200 escolas nas cinco regiões do país, foi comemorada e criticada. Para alguns, o modelo precisa ser extinto e não está em conformidade com o papel da escola pública. Para outros, o modelo gera resultados e deve ser mantido.

Para a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a medida é uma vitória, pois o modelo cívico-militar é “um modelo de escola que acaba privando os estudantes de ter liberdade de expressão”. Para a presidenta da entidade, Jade Beatriz, o modelo “não apoia a formação do pensamento crítico e acaba excluindo uma parcela dos estudantes”.

Leia mais...
© Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Apenas uma em quatro pessoas com deficiência conclui o ensino básico

Publicado em Sexta - 07 de Julho de 2023

A proporção de pessoas com deficiência, com 25 anos ou mais, que concluem a educação básica (ensinos fundamental e médio) é de 25,6%, ou uma em quatro. A conclusão é do estudo especial sobre deficiência da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizado no terceiro trimestre de 2022, pelo IBGE

Leia mais...
© Agência Brasil
© Agência Brasil

Inscrições para o Fies terminam nesta sexta-feira

Publicado em Sexta - 07 de Julho de 2023

Termina nesta sexta-feira (7) o período de inscrição para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2023. Os interessados têm até às 23h59 (horário de Brasília) para efetuar a inscrição por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Leia mais...
Professor, Juscelino Dias de Moura, da Direção do Sintep/VG
Professor, Juscelino Dias de Moura, da Direção do Sintep/VG

Servidores Públicos de Várzea Grande realizam manifestações nesta quarta-feira pelo não pagamento justo da RGA

Publicado em Terça - 04 de Julho de 2023 | por Redação TA c/ Ascom Sintep VG

Nesta quarta-feira (07/05/23), a partir das 8h, os Servidores Públicos de Várzea Grande se unirão em um Ato Público na Avenida da FEB, em busca do cumprimento da legislação e atendimento de suas reivindicações. O Fórum Sindical dos Servidores Públicos do Município de Várzea Grande lidera o movimento, que visa principalmente o pagamento justo da recomposição salarial referente ao ano de 2023 (RGA), que acumula mais de 27% de pendências desde 2018.

Diante das dificuldades enfrentadas e da falta de avanços nas carreiras com o Prefeito Kalil Baracat e sua equipe ao longo dos últimos meses

Leia mais...
© Arquivo Agência Brasil
© Arquivo Agência Brasil

Sisu: prazo para inscrição na lista de espera acaba dia 4 de julho

Publicado em Sexta - 30 de Junho de 2023

Candidatos não selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do segundo semestre, mas interessados em participar da lista de espera, têm até terça-feira (4) para acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e fazer a inscrição.

Leia mais...
Mayke Toscano
Mayke Toscano

Governo de MT investe R$ 102 milhões em novas tecnologias para potencializar o ensino e a aprendizagem

Publicado em Segunda - 26 de Junho de 2023 | por Redação TA c/ Seduc-MT

O Governo de Mato Grosso lançou nesta segunda-feira (26.06), por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o programa @DIGI.EDUC, com o objetivo de potencializar o aprendizado dos estudantes da Rede Estadual de Ensino

Leia mais...