Publicado em Quarta - 08 de Maio de 2024 | por Redação TA c/ Sefaz-MT

Sefaz-MT não irá exigir nota fiscal para transporte de mercadorias para ajudar vítimas no RS

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) não irá exigir nota fiscal para o transporte de mercadorias que saírem do Estado com destino ao Rio Grande do Sul para auxílio às vítimas das enchentes. Proposta por Mato Grosso, a excepcionalidade foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) em reunião realizada nesta terça-feira (07.05), e se aplicará a todos os Estados a fim de facilitar o envio de suprimentos para as pessoas em situação de risco ou de vulnerabilidade na região sul do país.




~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Leia mais...
Foto por: Secom-MT
Foto por: Secom-MT

@ Gustavo Mansur / Palácio Piratini
@ Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Câmara aprova decreto que reconhece calamidade no Rio Grande do Sul

Publicado em Terça - 07 de Maio de 2024

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira (6) o projeto de decreto legislativo (PDL) 236/2024 enviado pelo governo federal que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul até 31 de dezembro de 2024. A medida ainda deve ser aprovada pelo Senado.

Leia mais...

Corpo de Bombeiros Militar controla incêndio em agência bancária

Publicado em Terça - 07 de Maio de 2024 | por Redação TA c/ CBMMT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado por meio do número de emergência 193, neste domingo (05.05), para combater um incêndio em uma agência bancária localizada na região central de Juína (745 km de Cuiabá).

Não foram encontradas chamas no interior do imóvel. Ainda no local, a equipe da 14ª Companhia Independente Bombeiro Militar (14ª CIBM) visualizou uma intensa quantidade de fumaça que saía do telhado, indicando a presença de fogo no forro interno e em outros pontos superiores, onde luminárias e sistemas de climatização estavam em chamas.

Após uma análise da situação, os bombeiros desligaram a rede elétrica e montaram duas linhas de combate direto para enfrentar o fogo. Utilizando cerca de três mil litros de água, as equipes conseguiram extinguir os focos de incêndio. Além disso, foram tomadas medidas para ventilar o ambiente e reduzir a fumaça tóxica.

Leia mais...
Foto: Davi Valle
Foto: Davi Valle

Prefeitura de Cuiabá negocia pagamento da Revisão Geral Anual com Fórum Sindical

Publicado em Domingo - 05 de Maio de 2024 | por Redação TA c/ Secom-CBA

Na busca por um entendimento sobre o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) dos anos de 2020 e 2021, a Prefeitura de Cuiabá mantém diálogo com o Fórum Sindical, composto por 14 sindicatos. Na última sexta-feira (26), a Procuradoria Geral do Município (PGM) apresentou um relatório sobre o pagamento desses valores durante uma reunião entre as partes.

No entanto, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (SISPUMC) decidiu entrar em estado de greve sem a coordenação do Fórum Sindical, que representa todas as categorias. Esse movimento ocorreu mesmo após uma reunião entre representantes do SISPUMC e o prefeito Emanuel Pinheiro, onde demandas foram ouvidas e encaminhamentos foram feitos.

Leia mais...
Frank Sumiyoshi - Sesp-mt
Frank Sumiyoshi - Sesp-mt

Senador Marcos Pontes defende implantação nacional do programa Vigia Mais MT durante visita a Cuiabá

Publicado em Sexta - 03 de Maio de 2024 | por Redação TA c/ Sesp-MT

O senador Marcos Pontes, oficial da Força Aérea Brasileira, primeiro astronauta brasileiro em missão espacial e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações defendeu, durante visita a Cuiabá, a implantação do programa Vigia Mais MT em todo o país.

Leia mais...

Várzea Grande inaugura 25 obras e investe R$ 115 milhões em comemoração aos 157 anos de fundação

Publicado em Sexta - 03 de Maio de 2024 | por Redação TA c/ Secom-VG

Com investimentos da ordem de R$ 115 milhões, Várzea Grande abre a partir deste domingo, 05 de maio, até o próximo dia 26, as comemorações aos 157 anos de sua Fundação. Em 23 de setembro próximo, Várzea Grande comemora 76 anos de Emancipação Política e Administrativa quando passou à categoria de município.

Serão 20 dias com 34 inaugurações de obras e realização de eventos que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas, valorização da cidade e seus imóveis e apresentam as políticas públicas efetivadas pela atual gestão em busca do desenvolvimento de Várzea Grande como um todo.


Leia mais...
Foto Arquivo pessoal
Foto Arquivo pessoal

Governo de MT investe em projeto-piloto que garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em Quarta - 01 de Maio de 2024 | por Redação TA c/ Secom-MT

A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Seciteci), em parceria com o Instituto Brasil, está colocando em prática um projeto-piloto para a produção de gengibre e açafrão e construção de uma unidade de processamento dessas raízes, no Assentamento Capão das Antas, localizado em Nossa Senhora do Livramento.

A iniciativa surgiu do resultado de uma pesquisa do Instituto Brasil que apontou produção insuficiente de gengibre e açafrão em Mato Grosso. O projeto elaborado pela instituição, que visa melhorar a renda das famílias, obteve apoio financeiro do Governo do Estado.

Leia mais...
@ Paulo Pinto/Agência Brasil
@ Paulo Pinto/Agência Brasil

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

Publicado em Quarta - 01 de Maio de 2024

Nesta quarta-feira (1º), durante ato com trabalhadores na zona leste de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei nº 81/2024 que corrige a tabela do Imposto de Renda, aumentando a isenção para quem recebe até dois salários mínimos por mês.

Leia mais...
Foto: Detran/MT
Foto: Detran/MT

Sesp e Detran lançam Campanha Maio Amarelo nesta quinta-feira

Publicado em Quarta - 01 de Maio de 2024 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) lançam, nesta quinta-feira (02.05), a Campanha Maio Amarelo 2024: “A paz no trânsito começa por você”. A cerimônia será às 19h, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em frente ao Shopping Pantanal, em Cuiabá.

Leia mais...
@ Adriano de Souza Lopes
@ Adriano de Souza Lopes

Dívida histórica: como Portugal pode reparar crimes coloniais?

Publicado em Segunda - 29 de Abril de 2024

Durante a semana, o discurso do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre a responsabilidade do país pela escravidão no Brasil repercutiu em diferentes setores da sociedade nos dois lados do Atlântico. Entidades civis de defesa de direitos humanos, acadêmicos e autoridades políticas receberam positivamente o discurso, mas cobraram um projeto concreto de reparação pelo conjunto de crimes e violações cometidos durante o processo de colonização.

Foi a primeira vez que um presidente de Portugal reconheceu a responsabilidade de forma mais contundente, apesar de a posição não ser compartilhada pelo conselho de ministros do governo português.

“Temos que pagar os custos. Há ações que não foram punidas e os responsáveis não foram presos? Há bens que foram saqueados e não foram devolvidos? Vamos ver como podemos reparar isso”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Leia mais...