Notícias SAÚDE
Investimentos na saúde dos municípios cresceram 177,8% em Mato Grosso
Uma das importantes medidas adotadas pelo governador Pedro Taques na área da saúde, no primeiro ano de sua gestão, em 2015, foi a revogação da Lei 9.870 de 2012 que limitava o repasse de recursos para os municípios em até 10%, divididos em 12 parcelas iguais e sucessivas.
Taques sanciona lei que favorece idosos em hospitais
O governador Pedro Taques (PSDB) sancionou lei de autoria do deputado estadual Gilmar Fabris (PSD), que assegura o direito do idoso de permanecer acompanhado de familiares ou conhecidos nas unidades médicas de Mato Grosso, quando estiver internado. A sanção da lei 10.696 foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) que circulou nesta quinta-feira (12).
A lei, que já está em vigor, impõe que os hospitais da rede pública estadual e privada, no âmbito do Estado de Mato Grosso, deverão afixar cartaz ou placa, em local visível, informando sobre o direito do idoso de ser acompanhado em caso de internação ou de observação.
Investimento na saúde dos municípios cresceu 177,8% ao ano em Mato Grosso
Uma das importantes medidas adotadas pelo governador Pedro Taques na área da saúde, no primeiro ano de sua gestão, em 2015, foi a revogação da Lei 9.870 de 2012 que limitava o repasse de recursos para os municípios em até 10%, divididos em 12 parcelas iguais e sucessivas. Essa limitação fez com que a saúde nos 141 municípios fosse duramente prejudicada, sendo que apenas na capital, o prejuízo para saúde da população foi de R$ 200 milhões entre os anos de 2013 a 2015; esse valor deixou de ser investido na saúde básica de Cuiabá.
De acordo com informação dos representantes de 15 Consórcios Regionais de Saúde, administrados por prefeituras, os demais municípios deixaram de receber em média R$ 1 milhão por mês.
Oferta de leitos de UTI em Mato Grosso cresce 73% entre 2015 e 2017
O Governo do Estado de Mato Grosso aumentou em 73% o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de 2015 a 2017. O estado disponibilizava 329 leitos em 2014 e hoje são 529 entre adultos, pediátrico e neonatal, além de unidades intermediárias adulto e neonatal e também a neonatal Canguru.
Os novos leitos contemplaram a Baixada Cuiabana (Cuiabá), Médio Norte (Tangará da Serra), Sul (Rondonópolis e Primavera do Leste), Norte (Sorriso, Sinop e Lucas do Rio Verde) e Oeste (Cáceres).
Central de Regulação promove mutirão de atualização de cadastro de usuários do SUS
A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado uma série de medidas com o objetivo de diminuir o tempo de espera das pessoas que aguardam na fila da Central de Regulação por consultas, exames e procedimentos médicos. Só neste ano, aproximadamente 1000 pessoas foram beneficiadas com o Mutirão de Exames e Consultas Especializadas, realizado no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e no Hospital Municipal São Benedito e que atendeu pacientes que esperavam consultas nas especialidades cardiologia, oftalmologia, urologia, e exames de tomografia, ultrassonografia, densitometria óssea, raios-X e mamografia.