Notícias
POLÍTICA Governo quer reduzir fila do INSS para até 45 dias
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, disse nesta terça-feira (16) que o Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) já está em vigor e tem como meta reduzir a fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A meta é de que pedidos de aposentadoria, pensões e auxílios sejam analisados em até 45 dias. A medida foi anunciada em entrevista ao programa A Voz do Brasil.
POLÍCIA Anuário revela: mais de 6 mil mulheres buscaram ajuda contra violência em 2024
O aumento em 27% no número de atendimento prestado a mulheres vítimas de violência doméstica foi o principal dado estatístico registrado pela Polícia Civil, durante o lançamento do “Anuário de Violência Doméstica e Crimes Sexuais – 2024”. De 2.061 casos registrados em 2023, subiu para 6.223, no ano de 2024.
MEIO AMBIENTE Mais de 200 focos já foram extintos em Mato Grosso durante período proibitivo do uso do fogo
O incêndio florestal extinto estava localizado em Poconé, nas proximidades da entrada do Sesc Porto Cercado. Já os focos ativos, que estão controlados e não apresentam risco imediato de propagação por estarem contidos dentro de um perímetro seguro, localizam-se nos seguintes municípios: Vila Bela da Santíssima Trindade, com dez focos; Dom Aquino, com três; Rondolândia, com três; Nova Ubiratã, com dois; Nova Maringá, com dois; Comodoro, com dois e Pontes e Lacerda, com dois. Também estão em monitoramento, com um foco ativo cada, os municípios de Figueirópolis D’Oeste, Cáceres, Novo Mundo, Guarantã do Norte, Paranatinga, Itiquira e Cláudia.
POLÍTICA Motta pauta PEC que dificulta denúncias criminais contra parlamentares
A PEC determina que qualquer abertura de ação penal contra parlamentar depende de autorização prévia, em votação secreta, da maioria absoluta do Senado ou da Câmara. Além disso, a proposta concede foro no Supremo Tribunal Federal (STF) para presidentes de partidos com acentos no parlamento.
POLÍCIA Mãe é presa em Cáceres por jogar água quente e agredir filho de 10 anos
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada da Defesa da Mulher de Cáceres (DEDM) prendeu, nesta segunda-feira (15.9), uma mulher, de 28 anos, investigada por lesão corporal dolosa e maus-tratos contra seu filho, de 10 anos.
O caso teve início no dia 6 de setembro, quando a mãe da criança, sob efeito de bebida alcoólica, jogou água quente contra o filho ao se irritar por um acidente doméstico, ocorrido quando o menino temperava água para que a irmã mais nova tomasse banho.
CIDADE Trânsito é normalizado em uma das pistas da Miguel Sutil; obras continuam no sentido contrário
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) liberou, no último fim de semana, o trânsito no trecho da Avenida Miguel Sutil, próximo à entrada do bairro Jardim Leblon. A via havia sido interditada por razões de segurança. No local, está sendo escavada uma trincheira.
SAÚDE Governo Lula quer ampliar em 40% atendimento nos hospitais universitários
O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Arthur Chioro, destacou nesta segunda-feira (15) que umas das prioridades do governo federal é aumentar em 40% o atendimento nos hospitais universitários do país.
ECONOMIA Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE
A taxa de desemprego no trimestre encerrado em julho ficou em 5,6%, a menor da série histórica iniciada em 2012. No trimestre móvel anterior, a taxa era de 5,8%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
GERAL Carteira do Celíaco: Governo inicia atendimento no Ganha Tempo do CPA I nesta segunda-feira
Para a emissão da Carteira de Identificação do Celíaco, a pessoa deve levar o documento de identificação com foto, o Registro Geral (RG), laudo médico que ateste a doença celíaca, além de uma foto do celíaco. O atendimento segue até quarta-feira (17), das 8h às 17h.
POLÍTICA Lula diz ao New York Times que soberania e democracia são inegociáveis
Em artigo publicado hoje (14) no jornal The New York Times com o título Democracia e Soberania Brasileiras São Inegociáveis, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu os argumentos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a respeito do tarifaço imposto aos produtos brasileiros pelos Estados Unidos.
Lula ressaltou que nos últimos 15 anos, os Estados Unidos registraram um superávit de US$ 410 bilhões nas relações comerciais com o Brasil. Também disse que não há excessos nas cobranças de tarifas por parte do Brasil e que aproximadamente 75% das exportações aos Estados Unidos para o Brasil são isentas de impostos.