Notícias MEIO AMBIENTE
Operação Amazônia apreende tratores e motosserras em área de desmatamento ilegal em São José do Rio Claro
Policiais da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental apreenderam, nesta quarta-feira (18.2), dois tratores, uma caminhonete e cinco motosserras, em São José do Rio Claro (296 km de Cuiabá). Um homem, de 46 anos, foi detido em flagrante por crime ambiental.
MP firma TAC e Prefeitura de Várzea Grande assume obras para conter alagamentos no Joaquim Agostinho Curvo
O acordo prevê a execução de medidas emergenciais e estruturantes, contemplando ações de desocupação e regularização ambiental das áreas verdes e APPs, além de intervenções nos sistemas de drenagem e esgotamento sanitário. O TAC busca reparar danos ambientais
Após fortes chuvas, Defesa Civil presta apoio técnico e Rosário Oeste decreta emergência
A Defesa Civil de Mato Grosso está auxiliando o município de Rosário Oeste (a 105 km de Cuiabá) com o levantamento técnico dos danos causados pelas fortes chuvas registradas na primeira semana de fevereiro. De acordo com a Prefeitura, as chuvas causaram alagamentos na cidade e danos significativos
Corpo de Bombeiros resgata jiboia e filhote de curicaca em situações de risco em Mato Grosso
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou o resgate de uma jiboia cinza e de uma ave da espécie curicaca que se encontravam em locais de risco nos municípios de Poconé (a 105 km de Cuiabá) e Lucas do Rio Verde (a 360 km de Cuiabá). As ocorrências foram registradas entre quinta e sexta-feira (5 e 6.2).
Em Poconé, a equipe do 1º Pelotão Independente Bombeiro Militar (1º PIBM) foi acionada na noite de quinta-feira (5) para atender a um chamado no bairro Boa Nova, onde uma ave havia caído no quintal de uma residência.
Exploração florestal sustentável é suspensa em Mato Grosso até 1º de abril
Até o dia 1º de abril está proibida a exploração florestal sustentável em Mato Grosso. A medida busca proteger o solo dos impactos da retirada da madeira na estação chuvosa, além de minimizar as consequências do transporte pesado dentro das florestas. O período proibitivo, que ocorre todos os anos, começou no dia 1º de fevereiro.
Fim da piracema abre temporada de pesca esportiva e fortalece turismo em Mato Grosso
O fim do período da piracema em Mato Grosso no dia 31 de janeiro, abre oficialmente a temporada de pesca esportiva no estado a partir de fevereiro. O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou a organização do governo para o novo ciclo, o fortalecimento do turismo de pesca e a importância da preservação ambiental para a sustentabilidade do setor.
“O fim da piracema marca o início de um período estratégico para Mato Grosso. O Governo do Estado atua de forma integrada, conciliando a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico, com alinhamento entre os órgãos ambientais, de fiscalização, segurança e turismo, garantindo o cumprimento da legislação e a estrutura necessária para receber pescadores e turistas”, afirmou o secretário.
Defeso da piracema termina em Mato Grosso; pesca é retomada sob normas da Lei do Transporte Zero
O período de defeso da piracema em Mato Grosso termina neste sábado, 31 de janeiro, em todos os rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins. Com o fim do ciclo proibitivo, que começou em 1º de outubro de 2025, a pesca será liberada no estado seguindo as normas estabelecidas
Governo de MT envia Defesa Civil a Cotriguaçu após chuvas intensas
O Governo de Mato Grosso já determinou que uma equipe da Defesa Civil do Estado siga para Cotriguaçu (a 950km de Cuiabá), na manhã desta quarta-feira (21.1), a fim de auxiliar o município em razão das chuvas intensas registradas nesta semana. Para garantir agilidade no deslocamento da equipe
Com até 60% de acordos, mutirão ambiental de Mato Grosso se consolida como exemplo para o país
O Governo de Mato Grosso firmou acordos em 334 processos, que superam R$ 43 milhões, nos dois mutirões de conciliação ambiental realizados em 2025. Os valores serão revertidos integralmente em ações para efetivação das políticas públicas ambientais.
Sema-MT realiza audiência pública sobre EIA-Rima da PCH Matrinchã nesta sexta-feira
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza nesta sexta-feira (19.12), audiência pública que apresentará os Estudos de Impacto Ambiental e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para a implantação da Pequena Central Hidrelétrica Matrinchã, que ficará localizada no Rio Ponte de Pedra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo dos Parecis.
A transmissão poderá ser acompanhada ao vivo pelo Youtube da Sema (https://www.youtube.com/c/SemaMatoGrosso) onde o público poderá participar da dinâmica enviando perguntas que serão respondidas por autoridades, equipe técnica e representantes do empreendimento das 9 às 12h.
