Notícias SAÚDE
Hospital Central: Após 34 Anos de Abandono, Equipamentos Modernos Já Estão Sendo Instalados
O governador Mauro Mendes relatou que os equipamentos para o Hospital Central, em Cuiabá, já estão sendo instalados pelo Governo do Estado. De acordo com ele, a previsão é que a unidade seja entregue ainda este ano, totalmente equipada. Nas últimas semanas, já foram instalados os dois equipamentos de ressonância magnética.
Mato Grosso Avança no Combate à Hanseníase: Formação de Profissionais e Estratégias para Reduzir Casos em Estado Hiperendêmico
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem tomado medidas para reforçar a redução de casos de hanseníase nos municípios de Mato Grosso, que é reconhecido como hiperendêmico para a doença.
Segundo dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), foram registrados 4.359 casos de hanseníase em Mato Grosso, em 2024. Neste momento, 5.336 pessoas estão em tratamento da doença no Estado. Com as iniciativas promovidas pela SES, o índice de cura é de 68%.
Santa Casa realiza mutirão de cirurgias pediátricas em Cuiabá com previsão de 50 procedimentos
Durante o mutirão, serão realizados os seguintes procedimentos: hernioplastia inguinal unilateral e bilateral; postectomia; hérnia umbilical; exérese de cisto dermoide; exérese de cisto branquial; exérese de gânglio linfático e tratamento cirúrgico de hipertrofia dos pequenos lábios.
Sociedade médica alerta para baixa procura da vacina contra a dengue
A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) emitiu um alerta nesta sexta-feira (24) sobre a baixa procura por vacina contra a dengue. O imunizante está disponível para um grupo restrito de pessoas em 1,9 mil cidades nas quais a doença é mais frequente. Apenas metade das doses distribuídas pelo Ministério da Saúde para estados e municípios foi aplicada.

Solidariedade que Salva: Primeira Captação de Múltiplos Órgãos de 2025 em Mato Grosso Beneficia Pacientes em Dois Estados
A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou, neste domingo (19.1), um procedimento de captação de dois rins e duas córneas no Hospital São Mateus, em Cuiabá.
A equipe captadora veio de Goiânia (GO), com auxílio de uma aeronave de pequeno porte, fretada pelo Estado de Goiás. Os órgãos captados beneficiam quatro pacientes que estão aguardando em fila para transplante de rim e córnea em dois Estados do Brasil.
Ciopaer Realiza Resgate Aéreo de Urgência e Salva Paciente em Área Isolada de Mato Grosso
O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), unidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), realizou, nesta terça-feira (14.01), a transferência de uma paciente do Hospital Municipal de Salto do Céu (349 km de Cuiabá) para o Hospital Regional de Cáceres.
MT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue para o mês de janeiro
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, divulga o calendário de ações para o mês de janeiro. Além das campanhas para coletas itinerantes também serão feitas coletas todos os dias úteis na sede da unidade, localizada na Rua 13 de Junho, em Cuiabá.
Período de Chuvas em Mato Grosso Exige Alerta e Prevenção Contra o Aedes aegypti
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) alerta a população para a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti durante o período de chuvas em Mato Grosso, previsto até o mês de maio. Neste período, existe a possibilidade de aumento na proliferação do mosquito transmissor
Casos de dengue em 2024 passam de 6,4 milhões; mortes somam 5,9 mil
Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde mostram que o país registrou, ao longo de todo o ano de 2024, um total de 6.484.890 casos prováveis de dengue e 5.972 mortes provocadas pela doença. Há ainda 908 óbitos em investigação.
Justiça Determina Vaga de UTI e Cirurgia Urgente para Paciente com Aneurisma em Porto Esperidião
A pedido da 1ª Promotoria de Justiça de Porto Esperidião (a 326km de Cuiabá), a Justiça Estadual determinou o prazo de 24 horas para disponibilização de vaga de UTI coronariana, além de todas as avaliações, exames e procedimentos cirúrgicos necessários para recuperação/preservação da saúde de um paciente que aguarda, desde o dia 23 de dezembro, por uma cirurgia de urgência em decorrência de um aneurisma da aorta torácica. A família do paciente W.B. buscou atendimento na Promotoria porque o caso era de urgência e o homem apresentava risco iminente de morte.