Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
TURISMO
Sexta - 22 de Dezembro de 2023 às 22:34
Por: Redação TA c/ Sedec/MT

    Imprimir


Foto: Sedec/MT
Foto: Sedec/MT

O Governo de Mato Grosso está inovando na promoção do turismo no Estado, trazendo novas rotas que combinam a vivência quilombola de Mata Cavalo em Nossa Senhora do Livramento e a vida pantaneira em Poconé, e o roteiro cultural de Cáceres. Esses novos roteiros foram apresentados pelo Sebrae-MT no Salão Nacional do Turismo, em Brasília (DF), fruto de uma parceria com o Estado.

A superintendente de Política de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Maria Letícia de Arruda Moraes Costa reafirma que a parceria entre o setor público e privado é fundamental para impulsionar o turismo. Com os produtos turísticos já prontos, o Governo pode divulgá-los em feiras nacionais e internacionais, além de todos os meios online e offline. É de extrema importância o desenvolvimento desses produtos para que possamos mostrar todas as belezas e experiências que Mato Grosso tem a oferecer. Afinal, temos muito para vivenciar e encantar os visitantes.

De acordo com a consultora de turismo do Sebrae, Rejane Pasquali, a estratégia para desenvolver novos produtos de turismo envolve a integração de dois programas em andamento: o Pró-Pantanal, que já atua na região há três anos, e o programa Agentes de Roteiros Turísticos, que foi identificado por meio de consultoria técnica. A idéia é ir além da venda da natureza e explorar também a cultura, o modo de vida e o conhecimento dos habitantes do Pantanal. Esses elementos serão transformados em roteiros turísticos, proporcionando oportunidades para as comunidades tradicionais, como a comunidade quilombola de Mata Cavalo, e valorizando as produções locais. Os produtos resultantes dessa iniciativa serão disponibilizados nas agências de turismo, tanto o roteiro cultural de Cáceres quanto o dos quilombolas.

De acordo com a consultora de turismo do Sebrae, Rejane Pasquali, a estratégia para desenvolver novos produtos de turismo envolve a integração de dois programas em andamento: o Pró-Pantanal, que já atua na região há três anos, e o programa Agentes de Roteiros Turísticos, que foi identificado por meio de consultoria técnica.

A idéia é ir além da venda da natureza e explorar também a cultura, o modo de vida e o conhecimento dos habitantes do Pantanal. Esses elementos serão transformados em roteiros turísticos, proporcionando oportunidades para as comunidades tradicionais, como a comunidade quilombola de Mata Cavalo, e valorizando as produções locais. Os produtos resultantes dessa iniciativa serão disponibilizados nas agências de turismo, tanto o roteiro cultural de Cáceres quanto o dos quilombolas. Completou Rejane.

A Five Adventure, agência mato-grossense, vem buscando oferecer experiências únicas e diversificadas. Seja explorando os ecossistemas naturais, mergulhando na história e cultura local, saboreando a gastronomia regional, praticando esportes ou se envolvendo em atividades científicas, a agência tem tudo para encantar os turistas.

Willian Marques, proprietário da agência, entende que os viajantes estão em busca de algo além de simplesmente pescar em Cáceres. Eles querem se conectar com as comunidades locais e vivenciar experiências autênticas. Por isso, a Five Adventure se esforça para incluir em seus roteiros não apenas a gastronomia típica, mas também aspectos culturais e a riqueza do Pantanal como um todo.

Cita como exemplos, dar aos turistas a oportunidade de conhecer artistas plásticos, ceramistas e músicos tradicionais, como o talentoso Lourenço da Viola de Cocho. Essas experiências são verdadeiros tesouros do Pantanal, que estavam faltando nos roteiros turísticos e que têm despertado grande interesse entre os visitantes.

A agência já realizou diversos fantours e presstrips com turistas, e os resultados têm sido extremamente positivos. Os roteiros foram validados e a demanda por essas experiências autênticas tem crescido exponencialmente. A agência está pronta para atender a essa demanda e proporcionar aos viajantes momentos inesquecíveis em meio à natureza exuberante do Pantanal.





URL Fonte: http://www.toquedealerta.com.br/noticia/49082/visualizar/