Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 27 de Abril de 2017 às 07:40
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Batalhão de Operações Especiais (Bope)

Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) participaram de uma simulação de resgate de reféns durante treinamento, na manhã desta quarta-feira (25.04), em um shopping localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), em Cuiabá.

O treinamento ocorreu em uma ocorrência de roubo com cinco reféns no interior de uma joalheria do centro comercial. Na ação, toda a equipe tática se posicionou e agiu como em uma situação real. Policiais do 3º Batalhão da Polícia Militar (PM-MT), os primeiros a chegarem ao local, acionaram o Bope que, em cerca de sete minutos, chegou. A equipe especializada fez o cerco e começou o trabalho de negociação para libertar os reféns.

O Batalhão empregou nesta ação um grupo de 16 policiais da Unidade de Intervenção Tática e contou com negociadores e atiradores de elite.

O negociador da operação, major do Bope Carlos Evane, destaca que o principal objetivo é encontrar uma solução favorável para todos, ou seja, que os criminosos libertem os reféns, se entreguem e todos saiam ilesos.

“O negociador é o diplomata do caos. Em um curto período de tempo, tem a função de mudar o comportamento de uma pessoa que, muitas vezes, é resistente e agressiva", assinala o oficial especializado.

Ele ainda conta que nesse tipo de situação a atividade policial especializada é desenvolvida em dois níveis. No primeiro, a atuação é no sentido de avaliar o protocolo e os sistemas de segurança do local, enquanto no segundo ocorre o emprego de técnicas necessárias e específicas para situações extremas.

Com esse tipo de treinamento, conforme observa o oficial, os policiais se aperfeiçoam para o atendimento efetivo das ocorrências reais.

De acordo com o comandante do Bope, coronel José Nildo da Silva Oliveira, a encenação é uma oportunidade de o Batalhão demonstrar e colocar em prática tudo o que os policiais vêm apreendendo ao longo de anos.





URL Fonte: http://www.toquedealerta.com.br/noticia/29609/visualizar/