Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Sábado - 03 de Dezembro de 2016 às 09:02
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Mayke Toscano

Secretários-adjuntos, superintendentes, coordenadores e gerentes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) foram apresentados ao programa "Escolas em Tempo Integral (ETI)", que visa à implantação do ensino integral em 15 escolas do Estado, apontadas como aptas a receber a modalidade de ensino, conforme critérios definidos pelo Ministério da Educação (MEC). A proposta está sendo discutida com a comunidade escolar.

Segundo a gestora do projeto, Célia Margarida de Campos Leite, após o levantamento das escolas, o momento é de compartilhar e discutir as informações. “Estamos organizando as informações para a adesão das escolas e, agora, chegou a hora de compartilhar com os demais setores da Seduc”, informou.

Hoje, quatro escolas estaduais de Ensino Médio oferecem o ensino integral, sendo duas na Capital (Escola José de Mesquita e Antônio Epaminondas) e duas em Rondonópolis (Escola Pindorama e Escola André Antônio Maggi). A ideia é ampliar esse número para 15.

Com as unidades pré-selecionadas, caberá agora ao Ministério da Educação (MEC) apontar se elas estão aptas a ofertar o ensino integral. “Ainda estamos esperando uma resposta do MEC, mas é importante apresentar aos demais setores da secretaria, já que é um programa que deve ser construído e abraçado pela comunidade escolar e por todos os servidores”, ressaltou a gestora.

Para Célia, a reunião foi positiva. “Apesar de alguns já estarem familiarizados com o projeto – por conta das quatro instituições que já ofertam o ensino integral –, tivemos alguns questionamentos que foram respondidos e, com o caminhar do projeto, conseguiremos esclarecer todas as ações”.

Qualidade de ensino

Durante a semana, o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, se reuniu com diretores e assessores pedagógicos das 15 escolas inscritas no MEC para receber a nova modalidade de ensino.

Marrafon ressaltou que a proposta ainda está em discussão, mas que visa a ampliar significativamente a oferta do ensino integral em Mato Grosso, nos próximos dois anos, por meio do programa instituído pela Portaria do MEC nº 1.145 de 10 de outubro de 2016.

As escolas que aderirem ao projeto terão o aporte anual de R$ 2 mil por aluno. “Só ofereceremos o ensino integral se pudermos oferecê-lo com qualidade. Esse é o princípio que norteia o projeto que, aliás, está sendo construído a partir do que foi colocado como meta no Plano de Governo do governador Pedro Taques”, informou o secretário.

Vale ressaltar que o programa visa à ampliação da jornada escolar e à formação integral dos estudantes, tanto no aspecto cognitivo, quanto no aspecto sócio-emocional.





URL Fonte: http://www.toquedealerta.com.br/noticia/25981/visualizar/