Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Sábado - 03 de Dezembro de 2016 às 08:43
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza, na próxima terça-feira (06.12), no município de Alta Floresta, a 9° edição do curso de ‘Manejo Florestal Sustentável: Normas e Procedimentos’. Participarão da capacitação engenheiros, estudantes da área, trabalhadores florestais, gestores municipais e instituições parceiras.

A capacitação inicia na terça e segue até quinta-feira (08.12). Ao fim da programação, os participantes ganharão um certificado com carga horária de 20h. Até o momento mais de 500 pessoas já foram certificadas durante os cincos cursos já realizados neste ano.

De acordo com o superintendente de Educação Ambiental, Marcos Antônio Ferreira, a proposta da capacitação é balizar as informações entre o corpo técnico da Sema, profissionais e estudantes a respeito dos conceitos, normas e atualidades importantes para elaboração de planos de manejo florestal sustentável.

“Para a Secretaria analisar os processos com celeridade, de forma excelente, é necessário que as partes interessadas, ou seja, os engenheiros florestais, submetam projetos de manejo florestal sustentável com informações completas. E isso só vai acontecer se estivermos alinhados com eles, e o curso vem para nivelar o conhecimento entre técnicos da Sema, profissionais e estudantes com o objetivo de garantir bons resultados”, explica.

Programação

No dia 06 (terça-feira), a aula inicia às 8h, com uma discussão sobre ‘Educação Ambiental em busca da transversalidade’; segue com os temas manejo florestal, gestão florestal do Estado de Mato Grosso, geotecnologias aplicadas aos planos de manejo florestal e diagnósticos dos planos. O primeiro dia do curso é finalizado às 16h15, com o debate sobre o Plano Operacional Anual: Inventário Florestal.

O grupo volta a se encontrar no dia 07 (quarta-feira), no mesmo horário, para entender sobre vistorias, parcelas permanentes e relatórios do manejo de florestas nativas, equação de volume para segunda Unidade de Produção Anual (UPA), Coeficiente de rendimento volumétrico (CRV), além de visualizarem um panorama nacional do Manejo Florestal e aprender sobre a atuação suplementar do IBAMA em planos de manejo.

O curso termina no dia 08 (quinta-feira), com abordagem sobre o Sistema Nacional de Controle da Origem de Produtos Florestais (Sinaflor), a atuação da regional da Sema em Alta Floresta e cadeia produtiva da madeira. A aula ainda continua com o tema fiscalização profissional, manejo florestal de produtos não madeireiro e finaliza com apresentação de Pesquisas e Inovações em Manejo de Florestas Nativas.

Parceiros

Entre as instituições que estão contribuindo para a realização dos cursos estão: Superintendência de Gestão Florestal da Sema, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (Amef).





URL Fonte: http://www.toquedealerta.com.br/noticia/25978/visualizar/