Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Sábado - 22 de Outubro de 2016 às 14:38
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto:Assessoria / Sedec-MT

Representantes de empresas do ramo de fiação, tecelagem, vestuário e seus acessórios contam com o apoio do Governo do Estado para fomentar e melhorar a economia do setor na região Sul de Mato Grosso.

Eles formam o Sindicato dos Vestuários da Região Sul (Sinvest-Sul) e apontaram ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ricardo Tomczyk, várias demandas, cujos objetivos e metas demandam o envolvimento de todos, com atenção especial para o Arranjo Produtivo Local (APL) da Confecção. A iniciativa marcou a primeira agenda oficial do gestor em Rondonópolis , durante reunião na tarde de sexta-feira (21.10), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

“Queremos o apoio do Governo, já convivemos com o fechamento de algumas empresas do setor na cidade. E muitos dos que estão na ativa sentem o reflexo da crise, já reduzindo em mais da metade o número de funcionários. As empresas são pequenas, mas geram muito emprego. Precisamos de uma política adequada e rápida, para isso queremos um planejamento estratégico para os pequenos empresários”, explicou a presidente do Sinvest-Sul, Claudia Fagotti.

Segundo ela, para estruturar um plano, no caso o APL, o Governo precisa vê-los (empresários) como geradores de emprego e renda. “Um planejamento em longo prazo, para oito ou 10 anos, uma política estadual e não de Governo, formalizada em Lei, para que o setor não tenha que ficar provando a cada gestão, os benefícios conquistados”, ressaltou Claudia. Ela solicitou atenção especial para a região, por se tratarem de empreendedores da terra que, além de gerarem emprego, não vão sair do local. Ela citou como exemplo as duas filhas, que saíram de Rondonópolis para estudar e, formadas, retornaram para trabalhar na empresa da família.

O secretário adjunto de Empreendedorismo e de Investimento da Sedec, Leopoldo Mendonça, destacou a importância do planejamento estratégico que o Sinvest já está projetando, para fazer a produção crescer. “Estamos produzindo (Estado) matéria-prima e precisamos industrializá-la. O APL não é só para os pequenos, mas também para os grandes empresários. E, nesse sentido, precisamos de política fiscal voltada para o setor, que terá mais força para importar, exportar, produzir”, frisou Leopoldo.

Nesse propósito, a Sedec já reativou o Núcleo Estadual de APL, que está estudando o Plano de Desenvolvimento Preliminar do APL.

“A região Nordeste e o estado de Goiás têm polo industrial e não produzem matéria-prima, importam tudo. Nós temos a matéria, queremos atrair investimentos para a demanda industrial. A Santana Têxtil tem interesse em reativar a planta industrial em Rondonópolis, procurou o Governo para uma parceria no projeto que, sem dúvida, vai contribuir com o fortalecimento do segmento. Quero acreditar que o nosso esforço trará resultados para todos, pequenos, médios e grandes empresários. Não é um sonho, estou há quatro meses na função pública e a encaro como uma missão, cujo foco são os resultados”, disse o secretário Ricardo Tomczyk.

Na oportunidade, ele ainda revelou a aprovação da Assembleia Legislativa (ALMT), esta semana, da transição de MT Fomento em Desenvolve MT, que “vem turbinada para ser também uma agência de desenvolvimento para auxiliar o Estado na produção de investimentos nacional e internacional”. Tomczyk destacou também o aumento do teto do Simples Nacional que será anunciado pelo Governo do Estado na segunda-feira (24.10).

A estruturação de um Centro Atacadista e Industrial e a qualificação profissional para corte e costura industrial também estão entre as reivindicações prioritárias apontadas pelos representantes empresariais.

Sinvest Sul

O Sindicato do Vestuário da Região Sul é formado por representantes de 18 municípios: Alto Garças, Alto Araguaia, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Primavera do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Tesouro, Guiratinga, Nova Brasilândia, Poxoréu, Pedra Petra, Alto Taquari e Rondonópolis.





URL Fonte: http://www.toquedealerta.com.br/noticia/24907/visualizar/