Cuiabá dá mais um passo na implantação do e-SUS com capacitação das equipes dos centros de saúde
As equipes técnicas dos centros de saúde de Cuiabá já começaram a receber treinamento para operar o e-SUS. Hoje, 70 equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) já trabalham com a ferramenta, desde janeiro deste ano. O próximo passo é ampliar o e-SUS para a Atenção Secundária, o que depende do Ministério da Saúde.
Em Cuiabá, o processo de implantação efetiva do e-SUS nas unidades, envolvendo adequação das redes lógicas, de energia, implantação e treinamento, teve início em 2015.
Em janeiro deste ano, o número de unidades com a ferramenta implantada era de 63 equipes de PSF. No primeiro semestre mais duas equipes, do PSF Bela Vista/Carumbé e mais cinco da Clínica da Família, localizada no CPA I, começaram a trabalhar com a ferramenta. Nesse período, a Secretaria de Saúde adquiriu 129 computadores que estão sendo configurados e serão utilizados pelos profissionais nos Centros de Saúde.
Nas unidades já começaram a ser treinados médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS’s) e recepcionistas.
O apoiador técnico da Atenção Básica, o enfermeiro Willians Blank, explicou que Cuiabá optou pela implantação da versão do e-SUS, do Prontuário Eletrônico (PEC), que possibilita uma flexibilidade maior para a gestão, desde o monitoramento da equipe médica até o acompanhamento dos usuários e emissão receituário.
“Hoje, nas unidades que já trabalham com o e-SUS, é possível gerar relatórios, avaliar condições das unidades e perfil dos pacientes. Essa ferramenta é fundamental também para que os gestores e equipes das unidades possam planejar suas ações”, destacou o apoiador.
e-SUS
O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, que tem por objetivo reestruturar as informações em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.
“Na verdade estamos falando do processo de informatização qualificada do SUS na Atenção Básica em Cuiabá. Por meio dessa ferramenta os gestores poderão gerenciar e acompanhar on line todos os sistemas, desde o cadastramento, agendamento de consultas e exames, até o monitoramento em tempo real da rotina das unidades”, explicou Hissene Feguri, assessor da Atenção Básica.
O prontuário eletrônico nas unidades básicas de saúde permite o acompanhamento dos serviços de saúde, histórico, dados e resultados de exames dos pacientes além de registrar as visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão.
Com a transmissão 100% digital dos dados os gestores poderão verificar on line como estão sendo investidos os recursos do SUS na saúde da população.
“A plataforma digital permite o acompanhamento do histórico médico do paciente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com isso ganhamos em qualidade e na gestão da Atenção Básica para o gestor, para os profissionais de saúde e para o cidadão”, destacou a diretora da Atenção Básica, Deisi Bocalon.