Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Segunda - 28 de Março de 2016 às 17:00
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


O Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional iniciou o processo de formulação do Projeto de Lei que cria a Política Estadual de Desenvolvimento Regional do Estado de Mato Grosso, e solicitou aos órgãos que compõe a estrutura do executivo estadual que contribuam na elaboração. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) foi a primeira pasta a pedir ao gabinete que realizasse uma reunião com as representações de servidores e servidoras de todas as áreas de políticas públicas da secretaria, bem como dos Conselhos de Direitos.

“Em resposta ao Ofício nº 50/2016-GAB DR, protocolo nº 62090, de 12/02/2016, o qual solicita contribuições para criação do plano, uma série de sugestões foi elaborada pela Sejudh com o fito de contribuir e subsidiar a formulação do referido projeto de lei, após reunião realizada com o próprio Gabinete de Articulação Estratégica”, conta a gestora governamental Denize Amorim.

O texto encaminhado pela Sejudh sugere priorizar adolescentes e jovens em medidas protetivas e /ou socioeducativas na formulação, execução e destinação de recursos financeiros nas políticas públicas; além de garantir ações integradas entre as instituições governamentais e não governamentais que promovem a prevenção, assistência e repressão em relação à violência contra a mulher, criança e idoso.

“Elaborar e executar projetos estratégicos para divulgação de campanhas educativas pela cultura da não violência, que vise a prevenção e combate à violência de gênero, pessoa com deficiência, criança, idoso, discriminação racial e intolerância religiosa; e assegurar serviço especializado no âmbito da criação de delegacias e demais instituições estaduais e municipais para atendimento das vítimas de violência contra mulher, criança, idoso, pessoa com deficiência também consta da lista de sugestões feitas pela Sejudh”, diz Denize Amorim.

O texto enviado cita o fortalecimento da rede pública intersetorial de atenção e o cuidado a questões de uso e abuso de álcool e outras drogas, diminuindo os fatores de risco e ampliando os fatores de proteção seguindo as diretrizes da Política Nacional Sobre Drogas e dos direitos humanos. A promoção de projetos de respeito às diversidades e sobre direitos e deveres constitucionais nas diretrizes da educação básica também compõem o texto, bem como a promoção dos direitos ao atendimento da pessoa com deficiência.

A Sejudh sugeriu a construção de unidades penais específicas para os regimes provisório, condenado fechado, semiaberto e aberto. “A Sejudh entende que é importante prover ao recuperando acesso a saúde, educação básica, superior, cursos profissionalizantes, e oportunidades para inserção no mercado de trabalho”, destaca o documento.

Oficinas

As oficinas foram realizadas nos dias 16 e 18 de março, e contaram com a participação de 28 servidores e conselheiros de todas as áreas e conselhos vinculados a Sejudh. Representaram a Secretaria: o Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados; a Secretaria Adjunta de Direitos Humanos; Superintendência de Políticas para as Mulheres; Superintendência da Igualdade Racial; Conselho Estadual de Direitos da Mulher; Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência e Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Idosa; Secretaria Adjunta de Justiça; Superintendência do Procon; Superintendência do Socioeducativo e da Superintendência de Políticas sobre Drogas; Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária; Coordenadoria de Inteligência; Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica; Superintendência Financeira. 




URL Fonte: http://www.toquedealerta.com.br/noticia/2441/visualizar/