Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
COMUNICAÇÃO
Sexta - 06 de Maio de 2016 às 14:13
Por: Redação TA c/ Secom/Cba

    Imprimir


Foto: Michel Alvim

O prefeito Mauro Mendes recebeu no início da noite desta quinta-feira (05) uma carta de apoio assinada por 11 entidades ligadas aos setores da construção civil e do mercado imobiliário, em sinal de apoio pela intervenção na CAB Cuiabá. Por não cumprir com as metas contratuais, pelos próximos 180 dias a concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto será gerida pelo interventor Marcelo de Oliveira, ex-secretário de Obras Públicas, conforme o Decreto nº 6.009 assinado na segunda-feira (02).

Os empresários representantes dos setores e também dirigentes de entidades de classe, como corretores de imóveis e engenheiros, foram recebidos pelo prefeito no Salão Nobre. Também acompanharam a visita os secretários Kleber Lima (Governo e Comunicação), Alan Porto (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e Leonardo Barreto Silvestre (secretário-adjunto de Comunicação e Marketing).

O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon/MT), Julio Flávio Campos de Miranda, reiterou o apoio das entidades ao prefeito pela decisão de intervir na concessionária, que não vinha cumprindo com as metas estabelecidas no contrato. Segundo o presidente, além de causar problemas aos consumidores, o setor da construção também vinha enfrentando dificuldades por causa da demora na aprovação de projetos e isso estava afugentando novos investidores e causando desemprego.


“São investimentos que não são iniciados por falta de aprovação de projetos, empreendimentos que não são entregues por falta de obras externas que o sindicato entende ser de responsabilidade da CAB Cuiabá e que são repassadas para os empresários. Isto está fazendo com que várias empresas deixem de investir e tem gerado desemprego e atrapalhado o crescimento da cidade”, explicou o presidente.


O presidente do Sinduscon acredita que, com a intervenção, a aprovação dos projetos ocorra de forma mais rápida e melhore os serviços. “Com a participação da prefeitura deve melhorar o abastecimento de água e tratamento de esgoto. Confiamos na capacidade do interventor Marcelo de Oliveira e do prefeito Mauro Medes”, acrescentou.


Estes problemas enfrentados pelo setor foram apontados pela Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) na nota de deliberação divulgada  que recomendou a intervenção. Na nota consta a seguinte observação que foi também utilizada como uma das justificativas no decreto: “CONSIDERANDO ainda que o comportamento da CAB CUIABÁ na aprovação de novos projetos de água e esgotamento sanitário tem afastado investimentos no setor da construção civil no Município de Cuiabá”.


Mauro Mendes disse aos empresários e dirigentes que não era apenas a população que vinha sendo prejudicada pela companhia, que não vinha desempenhando bem suas atividades, mas o setor da construção também estava enfrentado dificuldades. Ele adiantou que na próxima semana irá se reunir com o interventor Marcelo de Oliveira para tratar do assunto. Atualmente, há um acúmulo de licenciamentos que dependem da CAB fazer a liberação de declaração de disponibilidade de água e esgoto para que os empreendimentos possam ser tocados.


Levantamento


“Pedimos para o sindicato levantar tudo o que está pendente, aquilo que está parado para iniciar as atividades e dependem da licença de operação ou até mesmo do habite-se para que as atividades sejam iniciadas. Vamos fazer uma análise caso a caso juntamente com o interventor Marcelo de Oliveira, que conhece muito da cidade e do problema de saneamento, para que consigamos dar uma solução rápida e objetiva para estes casos”, garantiu Mauro Mendes.


O prefeito disse, ainda, que a partir da intervenção, serão tomadas ações nos próximos meses para recuperar os investimentos no setor. “Estas ações vão melhorar a relação do setor empresarial com a companhia de água e esgoto da Capital e com isso criar um ânimo novo, um estímulo para investimentos e criação de empregos na construção civil na nossa cidade”, concluiu.


Entre os dirigentes dos sindicatos que compareceram estavam Julio Flávio Campos de Miranda, presidente do Sinduscon/MT; Marco Pessoz, presidente do Secovi/MT; Luiz Benedito de Lima Neto (presidente) e Noé Rafael da Silva (diretor), do Senge/MT; Fernando Kuzai, presidente do Sindimec/MT; Domingos Kenedy Garcia Sales. Presidente da AEDIC e também do Sindiquimi/MT.


As entidades que registraram apoio à medida tomada pelo prefeito são as seguintes: Sinduscon/MT, Secovi/MT, CREA/MT, CRECI/MT-19ª Região, Acomac/MT, Sindimóveis/MT, Senge/MT, Sindiquimi/MT, AEDIC, Sindicer/MT e Sindimec/MT.


Veja abaixo a transcrição da carta de apoio ao prefeito:


Carta de apoio ao Prefeito Mauro Mendes


Senhor prefeito, 
As instituições que assinam este documento vêm a público manifestar apoio à intervenção do Poder Executivo Municipal junto à CAB Cuiabá, concessionária dos serviços de água e esgotamento sanitário na Capital de Mato Grosso.

Entendemos que a concessionária frustrou todas as expectativas de melhoria do saneamento básico ao não promover os investimentos necessários capazes de acompanhar o ritmo de desenvolvimento do município. Lá atrás, acreditávamos que uma concessão daria maior agilidade e capacidade de investimentos para acompanhar o crescimento da Capital, especialmente de atender às demandas do setor habitacional, geradas até então pela Copa de 2014, pelo Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV)

Investimentos que deveriam ser de responsabilidade da CAB foram assumidos integralmente pelos empreendimentos particulares e de baixa renda com interesse social como PMCMV.  Muito embora todo o país seja afetado por uma crise política que tem ressonância na economia, Cuiabá é mais fortemente atingida em virtude da atuação da concessionária de água e esgoto.

O cenário desolador levou muitos empreendedores a desistir de empreendimentos. Em outros casos levou à demissão de trabalhadores e de profissionais da cadeia produtiva da construção. A fuga de investimento da capital tem levado o interior a atrair mais a atenção dos investimentos em obras de habitação e em infraestrutura do que a Capital. Tudo isso é consequência da atuação pífia da CAB Cuiabá, pois toda a cadeia produtiva foi altamente impactada. E não foi só o setor produtivo que sentiu os efeitos negativos da atuação da concessionária: o consumidor também. A CAB Cuiabá é proporcionalmente a campeã de reclamações no Procon.

Também é fato que a CAB Cuiabá não atendeu os termos do Contrato de Concessão e do Edital de Licitação no município com a comprovação de investimentos realizados e de metas alcançadas, bem como a ampliação dos serviços de saneamento básico na capital de Mato Grosso.

A ação da Prefeitura de Cuiabá com intervenção é um ponto de partida para mudança que todos esperam para construir soluções para os problemas relativos ao saneamento básico na cidade. A construção de um futuro melhor para Cuiabá passa pelo crescimento sustentável, pela universalização da água, pelo tratamento adequado do esgoto, do planejamento e de investimentos.

O primeiro passo para a devolução da dignidade ao povo cuiabano foi dado. Ficamos na expectativa e na torcida por um futuro melhor para nossa Cidade Verde.

Cuiabá, 5 de maio de 2016.

 

SINDUSCON/MT

Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso

SECOVI/MT 

Sindicato da Habitação de Mato Grosso

CREA-MT

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso

CRECI/MT - 19ª Região

Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso

ACOMAC/MT

Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Mato Grosso

SINDIMÓVEIS/MT

Sindicato dos Corretores de Imóveis de Mato Grosso

SENGE-MT

Sindicato dos Engenheiros do Estado de Mato Grosso

SINDIQUIMI-MT

Sindicato Intermunicipal das Indústrias Químicas do Estado de Mato Grosso

AEDIC

Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá

SINDICER/MT

Sindicato das Indústrias de Cerâmica do Estado de Mato Grosso

SINDIMEC-MT

Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas de Manutenção Industrial e de Material Elétrico do Estado de Mato Grosso





URL Fonte: http://www.toquedealerta.com.br/noticia/1765/visualizar/