Publicado em Segunda - 25 de Março de 2024

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no Brasil. O levantamento inédito foi divulgado nesta segunda-feira (25) pelos ministérios das Mulheres e do Trabalho e Emprego (MTE).

Leia mais...
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil

Sinfra e Detran aderem ao programa que visa fortalecer a ética e a transparência no serviço público

Publicado em Segunda - 25 de Março de 2024 | por Redação TA c/ CGE-MT

A Secretaria de Infraestrutura e o Departamento Estadual de Trânsito aderiram esta semana ao programa de Integridade Pública de Mato Grosso. Os termos de adesão foram assinados em reuniões realizadas entre os gestores das pastas e o secretário controlador-geral, Paulo Farias, na terça e quarta-feira (19 e 20.03), respectivamente.

Leia mais...
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

ZPE de Cáceres recebe autorização da Receita Federal para entrar em funcionamento

Publicado em Domingo - 24 de Março de 2024 | por Redação TA c/ Sedec-MT

A Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (ZPE) recebeu, na quinta-feira (21.03), autorização para iniciar o seu funcionamento. O Ato Declaratório de Alfandegamento foi assinado pelo superintendente da Receita Federal, Antônio Baltazar, em evento no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, permitindo as atividades alfandegárias da ZPE.

Também assinaram o documento o vice-governador Otaviano Pivetta, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Conselho de Administração da administradora da ZPE, César Miranda, o senador Jayme Campos, o deputado estadual Valmir Moretto, e a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato.

O governador Mauro Mendes destacou que o Governo do Estado construiu condições para que os municípios de Mato Grosso, como Cáceres, pudessem receber investimentos

Leia mais...

Novo Coordenador Geral da Defesa Civil Assume o Cargo em Nossa Senhora do Livramento

Publicado em Sexta - 22 de Março de 2024 | por Redação TA c/ Ascom Pref Livramento-MT

Na última terça-feira, dia 19 de março de 2024, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil da Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento anunciou oficialmente seu novo líder. O Tenente Bombeiro Militar (RR) Izaias Silva foi designado para ocupar o cargo de coordenador geral, conforme estabelecido na Portaria 078/2024, publicada no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição 4.445.

Substituindo Heládio Maciel, Izaias Silva foi apresentado à administração municipal no mesmo dia de sua nomeação. Em uma reunião inicial, o novo coordenador se encontrou com os seis brigadistas que compõem a equipe da Defesa Civil do município.

Leia mais...

A maior goleada foi registrada em Várzea Grande: 10x0

Publicado em Quarta - 20 de Março de 2024 | por Robson Fraga, Assessoria

Final de semana de muitos gols na fase 128, jogos pares, do Peladão Luck.Bet. Os craques entraram em campo de chuteiras afiadas, tanto em Cuiabá e Várzea Grande, quanto no interior de Mato Grosso.

Os resultados dos 33 confrontos foram divulgados nesta terça-feira (19), pela coordenação geral do maior campeonato de futebol amador do Brasil.

Em Várzea Grande, a equipe Ararauna/Unidos da VG/Chapadão bateu duro no Três de Cada:10x0.

Já em Cuiabá, goleada do San Marino sobre o Limeira F.C: 6x0; e do Amigos da Juvas sobre o Unidos do São Mateus: 5x0.

Leia mais...
Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT
Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

Governador entrega primeiros 15 km da BR-163 e afirma que obras vão "evitar muitas mortes”

Publicado em Segunda - 18 de Março de 2024 | por Redação TA c/ Secom-MT

Ao autorizar a passagem dos primeiros veículos pelo trecho concluído, Mauro relembrou a situação da rodovia federal antes do Governo do Estado assumir sua concessão, e afirmou que o dia marca o início de uma fase de mais segurança para quem transita na região.

Leia mais...
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil

Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas

Publicado em Segunda - 18 de Março de 2024

Decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial da União antecipa o pagamento do abono anual a aposentados e pensionistas, conhecido como décimo terceiro salário de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Leia mais...

Programa SER Família CNH Social recebeu mais de 80 mil inscrições; lista de selecionados será divulgada dia 21

Publicado em Sexta - 15 de Março de 2024 | por Redação TA c/ Setasc-MT

O Programa SER Família CNH Social encerrou as inscrições na noite desta quinta-feira (14.03), com 80.967 inscritos. O resultado dos contemplados será divulgado na próxima quinta-feira (21), no site da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e no Diário Oficial.

Leia mais...
Foto: Secom/MT
Foto: Secom/MT

Indústria de MT tem o segundo melhor desempenho do país, aponta IBGE

Publicado em Quinta - 14 de Março de 2024 | por Redação TA c/ Sedec-MT

O setor industrial de Mato Grosso cresceu 4,4% no mês de janeiro, com o segundo melhor índice do país, atrás do Amazonas, que subiu 16,7%. O desempenho das indústrias no Estado também foi positivo na comparação com janeiro de 2023, com alta de 9,5%, e no acumulado dos últimos 12 meses em 7%.

Leia mais...
@ Marcello Casal Jr /Agência Brasil
@ Marcello Casal Jr /Agência Brasil

STF reconhece licença-maternidade a não gestante em união homoafetiva

Publicado em Quinta - 14 de Março de 2024

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (13) reconhecer a licença-maternidade para mães não gestantes nos casos de união estável homoafetiva.

A decisão vale para o caso de uma servidora pública que utilizou o método de inseminação artificial.

A Corte julgou o caso de uma servidora municipal de São Bernardo do Campo (SP) que pediu licença-maternidade de 120 dias em função do nascimento do filho gerado a partir de inseminação artificial heteróloga (com óvulo da mãe não gestante).

Apesar de comprovar o nascimento do filho, a licença foi negada pela administração pública diante da falta de previsão legal.

Leia mais...