Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sábado - 29 de Outubro de 2016 às 16:03
Por: Redação TA c/ Secom-Cba

    Imprimir


Foto: Divulgação

Funcionários do Banco de Sangue do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) estão convocando doadores a comparecer ao Posto do Hemocentro localizado na unidade a fim de manter o estoque de hemocomponentes. Isso porque com a aproximação dos feriados e final do ano, geralmente os estoques ficam mais baixos.

Segundo o técnico responsável no PS pela Transfusão, Benedito de Arruda, o hospital consome diariamente, de 20 a 30 bolsas de sangue e, para evitar problemas no final do ano, está sendo feita uma campanha interna.

A Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O sangue coletado na unidade é encaminhado ao Hemocentro para o fracionamento e, após solicitação diária retorna à unidade.

Em decorrência das festas, nesse período é comum a redução de doadores, o que pode comprometer a unidade que atende pacientes de todo o Estado, em procedimentos eletivos e cirurgias de urgência e emergência.

Segundo dados do Hemocentro, até o momento a unidade vem conseguindo manter os estoques de bolsas de sangue em níveis seguros para atender as unidades hospitalares. Mas, nos feriados prolongados, as doações tendem a cair de 30% a 40%, em média, em razão do número de pessoas que viajam no feriado

Os técnicos lembram que doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. A doação é voluntária, anônima, altruísta, não remunerada e o sangue é repassado de forma gratuita às unidades de saúde. Ao doar sangue, são aproveitadas as hemácias, crio, plaquetas e plasma.

Para ser doador é preciso ser saudável, estar bem alimentado, ter mais de 50 quilos e idade entre 16 e 67 anos. Menores de 18 anos podem doar apenas na companhia dos pais. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, e leva cerca de 40 minutos.

Além de doações Na Unidade de Coleta do HPSMC as doações podem ser feitas diretamente no Hemocentro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30. O Hemocentro fica na Rua 13 de Junho, nº 1055, próximo ao Hospital Geral Universitário (HGU).





URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/25106/visualizar/