Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
CULTURA
Segunda - 28 de Março de 2016 às 14:58
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Estudantes de escolas estaduais têm oportunidade de participar de visitas guiadas na exposição Irigaray: Arte Cidade que explora a obra do artista plástico Clóvis Irigaray. A exibição ainda aborda as relações humanas, ambiente, consumo, miscigenação, arte urbana e tecnologia, e permanece aberta ao público até o dia 24 de abril no Palácio da Instrução em Cuiabá.

A mostra conta com a participação de um grupo de sete artistas convidados que, juntos, propõem uma discussão sobre as diversas relações que compõem a dinâmica das cidades e a vida cotidiana nas mais variadas formas e linguagens.  Assunto que pode parecer complexo para crianças e adolescentes, mas que conta com a colaboração de professores e monitores para facilitar a compreensão e interação dos jovens com as obras.

Para ajudar os alunos nessa viagem pelas artes visuais, mais de 100 educadores de diferentes disciplinas receberam uma formação intitulada Educativo Irigaray Arte Cidade. O treinamento foi realizado por meio da parceria entre as secretarias de Estado de Cultura (SEC) e de Educação, Esporte e Lazer (Seduc). Como desdobramento dessa ação, o grupo de educadores e seus alunos podem visitar a exposição com maior capacidade de dialogar com as obras.

De acordo com a coordenadora de Projetos Educativos da Seduc, Mariana Máximo, mesmo que professores de unidades escolares não tenham participado dessa formação, é possível que os estudantes visitantes aproveitem e compreendam a dimensão da exposição.

É o caso da Escola Estadual Gustavo Kulman, no bairro Goiabeira, em Cuiabá. A unidade não conseguiu enviar um professor para a formação, mas esteve na exposição essa semana. Para preparar os estudantes, os professores utilizaram em sala de aula obras de Irigaray disponíveis na internet.

“Nós temos uma compreensão de ensino e aprendizagem de que o conhecimento é desenvolvido muito além dos muros da escola. Assim, aproveitamos as oportunidades para mostrar aos estudantes que existe a cultura além do espaço escolar. Muitas vezes eles conhecem esse espaço através das telas, na concepção de mundo apresentada pelos artistas”, destaca a diretora Edilse Maria Dill.

Para ela, a participação dos mais de 80 alunos de 9, 10 e 11 anos também é importante do ponto de vista pedagógico, pois eles precisam praticar regras de convivência, como o respeito ao espaço público e interação de grupo. A visita na exposição irá resultar ainda em uma aula especial, na qual as crianças irão reproduzir as obras do artista com material alternativo e de reuso.

Coletiva

Além de Irigaray, principal expositor, também participam da mostra os artistas Babu Seteoito, Elias de Paula, Heitor Magno, Luís Segadas, Marcus Levy, Rai Reis e Renato Campello, que trazem trabalhos em diferentes suportes, do grafite à fotografia, passando pelo design e artes visuais, todos mantendo o elo com o pensamento e as relações contemporâneas, temática da exposição que fica em cartaz até abril deste ano.

Natural de Alto Araguaia (MT), Irigaray é um dos artistas que mais representa a gênese da pintura moderna em Mato Grosso ao lado de nomes como Humberto Espíndola, João Sebastião e Dalva de Barros.

Com um currículo primoroso, já participou da Bienal de São Paulo, Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Panoramas das Artes de Mato Grosso, no Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT, entre vários outros espaços culturais.

Em 2013 foi nomeado Embaixador das Artes pela Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura e também foi convidado para expor seu trabalho no Museu do Louvre, em Paris, um dos maiores e mais conceituados do mundo.

Visita

A parceria da SEC e Seduc nesta ação proporciona ainda a cessão de um ônibus para o transporte dos estudantes até o Palácio da Instrução. Porém, é preciso realizar o agendamento com antecedência e as vagas são limitadas.

Para marcar a visita guiada à exposição, as escolas devem fazer o agendamento de terça à sábado. Com três horários para o período matutino, a mesma quantidade para o vespertino e um horário para o noturno, com a quantidade máxima de 80 alunos por hora de visita.

O agendamento deve ser realizado até o dia 22 abril, com Tulio Arruda, pelo telefone: 3025-3221. 




URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/2452/visualizar/