Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
CULTURA
Quarta - 06 de Abril de 2016 às 15:22
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Sob um olhar de profissionais da arquitetura, comunicação, artes plásticas e educação, aconteceu na noite desta terça-feira (5), no Museu Histórico de Mato Grosso, a exposição de ideias Retratos de Cuiabá. O evento faz parte do calendário de comemorações do aniversário de 297 anos de Cuiabá e objetivou mostrar ‘a Cuiabá’ do passado, presente e futuro pelos olhares dos atores que compõe essa história, auxiliando na construção dos novos traços.

À frente da organização do evento, o superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano(IPDU), Benedito Libânio de Souza, explicou que a ideia de realizar uma exposição a partir de apresentações com as visões desses profissionais se deu a partir da revisão  do Plano Diretor da cidade.

A própria Constituição Federal garante que todo processo seja participativo. Quanto mais ouvirmos as pessoas, os agentes da cidade, vamos conseguir um trabalho melhor. Então a base para essas melhorias é essa interação. E quando falamos em interação é colocar os atores da cidade, incluindo a população, nessa construção. Isso é um dos pontos que o prefeito Mauro Mendes nos solicitou para esta revisão. E a proposta da realização desse exposição de ideias é exatamente isso: mudar a visão que as pessoas tem da cidade, e  ninguém melhor para traçar este contexto do que os profissionais que ajudam na construção dos espaços. Mesclar as ideias e passá-las a todos, nos capacitará para esse processo urbanístico na cidade, disse. 

Um dos palestrantes da noite foi o professor Moisés Martins, que ocupa uma cadeira na Academia Mato-grossense de Letras. Além da arte de lecionar, Moisés também carrega o brilhantismo da poesia. E foi assim que ele narrou, por vários tópicos, a história da Cuiabá antiga. Para ele Cuiabá não se rendeu as feridas das mudanças territoriais e mostra hoje, que está no caminho de ser uma das mais importantes capitais para o desenvolvimento do Brasil.

Cuiabá nos seus 297 anos tem provado que tem raça. E que não é uma divisão territorial que vai conseguir camuflar, acabar com as nossa esperança de progresso. Nós somos como disse Garcia Neto o Estado solução. E sem dúvida alguma quando sairmos lá em cima, no Porto, com esse potencial de soja, de gado, algodão, nós vamos ajudar mais ainda o Brasil. Diferente de muitos, que tiram de nossas terras.  Por isso, por essa força, aprendi a amar Cuiabá de maneira diferenciada.  Não nasci nessa terra, mas foi esta terra que me recebeu tão bem. Parabéns Cuiabá e obrigada pela oportunidade de fazer parte desta linda história, relatou.

Palestrou na exposição também o artista plástico Jonas Barros, que contou a história das artes visuais na capital e como ela ajudou no desenvolvimento. Colocar a arte em contato com a população traz uma nova visão de como podemos construir uma leveza dentro do urbanismo. Mesclar a correria dos novos tempos com  a paz  que precisamos para descansar nossas energias.

O Jornalista Onofre Ribeiro apresentou uma Cuiabá do futuro. O comunicador expressou a globalização na nossa cidade, falou das mudanças. Ele definiu a cidade como uma semente da nova caminhada do país. Estamos à frente de muitos estados e com certeza para muitos profissionais da área da economia, somos o futuro, a esperança.

A arquiteta Silvia Faria encerrou as apresentações. Silvia traduziu a história da cidade falando sobre o ontem, o hoje e o amanhã. Ela explicou que para construir os espaços nas áreas territoriais de uma cidade, é preciso compreender o contexto da cultura, da vida de pulsa ali. Todo o processo passa pelas expressões, reflexos das relações humanas contidas na cidade, expressou Silvia, que é natural de Campinas, mas dedica um pouco de sua arte à Cuiabá e se sente parte desta terra.

Segundo o superintendente Benedito Libânio, o evento com esta base é o primeiro, mas que a prefeitura tem o objetivo de sempre realizar nesses mesmos moldes mais exposições, garantindo assim não só a participação de todos no processo de construção, mas também traduzindo a eles as mudanças que acontecem e porque delas dentro da cidade, finalizou.

Estava presente no evento também o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU), Wilson Fernando Vargas de Andrade. 





URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/2223/visualizar/