Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 21 de Maio de 2014 às 06:07

    Imprimir


Português acompanhou as necessidades relatadas por esse povo
Português acompanhou as necessidades relatadas por esse povo
O parlamentar aproveitou para assistir as apresentações de lutas, tradição indígena realizada pelos jovens das aldeias.

Durante sua viagem para a região norte de Mato Grosso, o deputado Airton Português(PSD), visitou famílias indígenas de aldeias da maior reserva indígena do mundo , o Parque do Xingu, que fazem parte do posto Fundação Nacional do índio(Funai), Leonardo Villlas Boas.

O parlamentar aproveitou para assistir as apresentações de lutas, tradição indígena realizada pelos jovens das aldeias.

Na oportunidade , Português acompanhou as necessidades relatadas por esse povo . Uma delas é um gerador de energia para o posto médico com maior potencia, pois o que existe não supri a necessidade do povo indígena, que só no Posto da Funai, já passa de mil indícios. Depois de tomar conhecimento das necessidades da população, o parlamentar irá viabilizar junto ao governo do estado esse equipamento.

Parque do Xingu

O Parque Indígena do Xingu é considerada a maior e uma das mais famosas reservas do gênero no mundo. Criado em 1961, durante o governo de Jânio Quadros, foi resultado de vários anos de trabalho e luta política, envolvendo os irmãos Villas Bôas , ao lado de personalidades como Marechal Rondon, Darcy Ribeiro, Noel Nutels, Café Filho e muitos outros.

Localizado ao norte do Mato Grosso, numa área com cerca de 30 mil quilômetros quadrados, seu território abriga mais de uma dezena de etnias, entre elas: Waurá, Kayabi, Ikpeng, Yudja, Trumai, Suiá, Matipu, Nahukwa, Kamaiurás, Yawalapitis, Mehinakos, Kalapalos, Aweti, Kuikuro.

16 etnias habitam o parque: Aweti, Ikpeng, Kaiabi, Kalapalo, Kamaiurá, Kisêdjê, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu, Wauja, Tapayuna, Trumai, Yudja, Yawalapiti.

Línguas: Kamaiurá e Kaiabi (família Tupi-Guarani, tronco Tupí); Yudja (família Juruna, tronco Tupí); Aweti (família Aweti, tronco Tupi); Mehinako, Wauja e Yawalapiti (família Aruák); Kalapalo, Ikpeng, Kuikuro, Matipu, Nahukwá e Naruvotu (família Karíb); Kisêdjê e Tapayuna (família Jê, tronco Macro-Jê); Trumai (língua isolada).

Área de 2.642.003 hectares, englobando os municípios de Canarana, Paranatinga, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Gaúcha do Norte, Feliz Natal, Querência, União do Sul, Nova Ubiratã e Marcelândia .

Principais rios: Von den Stein, Jatobá, Ronuro, Batovi, Kurisevo e Kuluene. Este último, junto com Batovi-Ronuro, são os principais formadores do rio Xingu.






URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/11857/visualizar/