Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Terça - 22 de Setembro de 2015 às 10:31
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Em comemoração aos seus 76 anos, o Horto Florestal “Tote Garcia” promoveu durante toda esta segunda-feira (21), uma série de atividades de conscientização ambiental. A programação contou com trilhas ecológicas, cinema ambiental e distribuição de mudas de espécies nativas para mais de 500 alunos da rede pública de ensino. Além do aniversário do Horto, neste 21 d de setembro também é comemorado o Dia da Árvore.

A gerente do Horto Florestal, Zilda Helena da Silva, explicou sobre as características e importância do parque para a população. “O Horto é uma prova de que há muito tempo já existia a preocupação com a preservação das espécies. Temos um conjunto de diversidade da natureza viva. Hoje queremos promover aqui, uma grande aula de conscientização. Passar aos visitantes a importância desse lugar para o estado. De maneira que levem toda essas informações para o dia a dia e gerem uma aula constante de amor pela natureza,” frisou.

Ainda segundo Zilda, o Horto, hoje, é mais que um parque. “A população não tem a dimensão do lugar. Além do cerrado, ele é uma unidade reflorestamento; um laboratório de estudo do estado. Possuímos mais espécies exóticas do que nativas. O Flamboyant de Madagascar é um exemplo disso. As suas inflorescências encantam a todos os olhares. Temos também, uma família de macaco Bugio, que está entre os maiores primatas neotropicais. Uma escola ecológica a céu aberto.”

As atividades foram coordenadas pela equipe do Horto e professores das escolas.  A caminhada começou pelas trilhas ecológicas, em que os alunos puderam conhecer as espécies mais de perto e compreender as particularidades de cada uma. Logo as turmas acompanharam o cinema ecológico, com filmes que debateram o meio ambiente de maneira lúdica, divertindo os visitantes. Para complementar as aulas, foram distribuídas mudas de árvores nativas como Ipês, Goiabeiras e Tarumã.

“Pensamos nessa programação mais leve, com desenhos, trilhas compostas por aulas mais sintetizadas, para que os alunos desenvolvam mais interesse pelo assunto e consigam colocar em prática os aprendizados. Esse formato desperta com mais facilidade o olhar deles e assim, conseguem difundir as informações para seus colegas e familiares,” destacou Zilda Helena.

Em média, o Horto recebe por dia cerca de 100 alunos. Para o professor da Escola municipal Guilhermina de Figueiredo, Francisco Tibúrcio Filho, as visitas, principalmente esse formato adotado para a comemoração de aniversário do parque, trazem um melhor aprendizado sobre o lugar. “É muito significativa para as aulas, pois reflete a conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente.”

Hoje o Horto é uma das principais unidades de conservação do município de Cuiabá. Entre as atividades desenvolvidas nos projetos de Educação Ambiental, destaca-se a realização de oficinas, minicursos, noções gerais de botânica, palestras em eventos comemorativos, vídeos e trilhas ecológicas.

“O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente,” finalizou Zilda Helena da Silva.

História

A história do Horto Florestal começou em 1826, com o surgimento do jardim botânico de Cuiabá, projetado pelo médico naturalista Antônio Luis Patrício da Silva Manso. O jardim foi à primeira unidade de conservação da capital, com uma área que ia da Praça Rachid Jaudy passando pela Rua Isaac Povoas que fazia esquina com a Comandante Costa, indo até o Córrego Lava-Pés.

A pressão urbana obrigou a mudança para outro local, ressurgindo com o nome de Bosque Municipal de Cuiabá, compreendendo uma vasta área acima do córrego Lava-Pés, onde se situa a Praça Santos Dumont e a Igreja Mãe dos Homens. Algumas obras urbanas da época descaracterizaram o bosque, que se transformou em um bairro residencial.

Diante da nova realidade urbana da cidade, o prefeito Isaac Povoas (1937-1941) inaugurou, no dia 21 de setembro de 1939, a margem esquerda do Rio Coxipó, próximo ao encontro das águas do Rio Cuiabá, a unidade de conservação florestal. 

A área inicial era de 34 hectares, que produzia mudas e sementes destinadas aos agricultores das regiões próximas para a arborização urbana. Muitas atividades agrícolas foram desenvolvidas com a implantação de viveiros de mudas das árvores, como Eucalipto, Seringueira, Sibipiruna, Flamboyant, Angico, Louro, Ipê, Cedro e Aroeira. 

Posteriormente, em 02 de julho de 1960, foi definido como Parque Florestal Municipal, transformado em Parque Zôobotânico em 14 de Maio de 1982 e renomeado em 19 de Julho de 1989 (Lei 2693) como Horto Florestal “Tote Garcia”. Hoje a área é formada por 11 hectares, onde se encontra trilhas ecológicas, com vegetação e fauna da nossa região, apresentando também espécies da floresta amazônica e atlântica, além de plantas exóticas.

 O nome atual é uma homenagem ao compositor e morador do antigo da região do Coxipó, Tote Garcia, que foi um dos primeiros compositores de rasqueado. Ele compunha, na metade do século XX, ao som de violino, músicas de nossas raízes culturais. Tote nasceu em 18 de maio de 1907 e faleceu em 14 de março de 1987.

Localização e funcionamento

O Horto Florestal “Tote Garcia”, localizado na Rua Ivan Rodrigues Araes, no Bairro Coxipó da Ponte, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para agendar visitas, excursões, a população deve ligar para número (65) 3313-3158. 





URL Fonte: http://www.toquedealerta.com.br/noticia/6006/visualizar/