Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
AGRICULTURA FAMILIAR
Quarta - 16 de Agosto de 2017 às 16:50
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Henrique Pimenta
Equipe da Seaf responsável pela coordenação do PEAF-MT
Equipe da Seaf responsável pela coordenação do PEAF-MT

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, realiza nos dias 30 e 31 de agosto, o 1º Encontro da Agricultura Familiar de Mato Grosso, evento que será realizado Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

O público-alvo são os representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável dos 141 municípios, bem como gestores (técnicos, especialista, secretários municipais de agricultura) da agricultura familiar nos munícipios mato-grossenses, além da sociedade civil organizada como todo.

Promover o encontro de gestores (técnicos, especialista, secretários municipais de agricultura e conselheiros municipais e estaduais de desenvolvimento rural sustentável) da Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso para compartilhamento de informações, debates e construção de políticas públicas é o objetivo do evento.

O encontro terá como grande atração o lançamento do inédito “Plano Estadual da Agricultura Familiar – PEAF MT”. Além disso, será oportunidade para reunir diversas instituições do poder público e sociedade civil, o Estado fortalecer e orientar os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, apresentar a ferramenta “Portal da Agricultura Familiar de Mato Grosso, que terá diversas informações sobre o assunto disponíveis na internet e debater temas como: Assistência Técnica e extensão Rural, Regularização Fundiária e Ambiental, Agregação de Valor e Comercialização, Produção Sustentável e Gestão, Governabilidade e Territorialidade.

"É um momento ímpar da agricultura familiar de Mato Grosso, pois iremos entregar para a sociedade o planejamento para 10 anos desta política pública, discutida com mais de 900 participantes da sociedade civil, ouvindo e dialogando com os munícipes e se tornando uma metodologia que já é referência para os demais Estado do Brasil, quando a pauta é Planejamento Estratégico em Agricultura Familiar", comentou o secretário da Seaf, Suelme Fernandes.

Como o evento envolve todos os municípios, o Estado objetiva ao fim dele, impulsionar os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável na execução de seus Planos Municipais da Agricultura Familiar. A construção do inédito PEAF-MT teve participação da sociedade civil, além do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Empaer, Intermat e do Instituto Centro de Vida.

Para informações e inscrições entre em contato com: Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, (65) 3613-6260 ou email: cedrs-mt@seaf.mt.gov.br.





URL Fonte: http://www.toquedealerta.com.br/noticia/32235/visualizar/