Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sábado - 03 de Dezembro de 2016 às 14:44
Por: Redação TA c/ Secom-Cba

    Imprimir


Foto: Michel Alvim

O lançamento da Campanha Nacional de Combate ao Mosquito da Dengue aconteceu na sexta-feira(02), na Comunidade Católica São Sebastião, no bairro Três Barras, na Região Norte da cidade.

Agentes de Combate a Endemias (ACE’s), militares do Exército Brasileiro e agentes da Defesa Civil percorreram residências e comércios do bairro, vistoriando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, fazendo pulverização com bomba costal e motorizada nos locais considerados como pontos estratégicos, o tratamento de depósitos de água no baixo e distribuindo material informativo para a população.

A ação pretende conscientizar a população de que todos tem deveres a cumprir na luta contra o transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ideia do Ministério da Saúde é de que a partir de hoje, em todas as sextas-feiras, as pessoas se dediquem a fazer uma busca minuciosa por possíveis focos, em suas casas, comércios, órgãos públicos, escolas, unidades de saúde e outros.

Em relação a ação realizada neste lançamento da campanha, a diretora da Vigilância Sanitária, Silvana Miranda, destacou a importância do trabalho em parceria que vem sendo realizado em Cuiabá. “O militares do Exercito Brasileiro, treinados pelos profissionais da saúde, com o apoio dos agentes da Defesa Civil tem auxiliado bastante o trabalho dos Agentes de Combate as Endemias”.

Após a concentração na quadra da Comunidade Católica São Sebastião as equipes começaram as visitas aos imóveis. Dona Ana Maria Cardoso, foi uma das moradoras a receber a equipe formada por dois militares e uma Agente de Combate a Endemia. Ela elogiou o trabalho que vem sendo realizado no bairro. “A cada 15 dias recebemos a visita de um agente. Ele verifica as caixas d’água e passa informações. Isso é importante porque no ano passado tivemos casos de dengue na família”, disse ela. No quintal de dona Ana Maria, não foi encontrado nenhum foco do mosquito. Seguindo as orientações, ela mantém o quintal sempre limpo e seus vasos de plantas não tem pratos .

Alem de visitar residências, as equipes estiveram em pontos considerados estratégicos como borracharias, oficinas e outros. Nesses locais foi feita a pulverização de produto químico com a utilização de bombas costais motorizadas. Esse tipo de tratamento chega a ser 100% mais efetivo do que o fumacê contra o mosquito alado (ou adulto).

A coordenadora da Vigilância em Zoonoses, Alessandra Carvalho, lembrou que os Agentes de Combate as Endemias já fazem visitadas em sua rotina de trabalho, orientando a população e colocando produtos químicos em locais que possam vir a ser possíveis criadouros, mas a campanha serve para enfatizar a necessidade dos cuidados que devemos ter em relação aos nossos quintais e outros locais.

“Também queremos reforçar junto a população que receba os nossos Agentes de Combate as Endemias e Equipes de Controle Químico, responsáveis pelas pulverizações, eles vão passar orientações importantes em relação aos cuidados necessários para evitar os criadouros e eliminar os mosquitos”, salientou.

Ela disse também que além das ações de rotina, em Cuiabá os agentes estarão intensificando as visitas a pontos considerados estratégicos, em razão da campanha em bairros onde os índices de infestação predial são considerados altos.





URL Fonte: http://www.toquedealerta.com.br/noticia/25995/visualizar/