Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sábado - 03 de Dezembro de 2016 às 08:49
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Jana Pessôa/Setas-MT

A campanha para destinação de parte do imposto de renda para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) em Mato Grosso arrecadou R$ 1 milhão neste ano. O montante, controlado pelo Conselho Estadual da Defesa dos Diretos da Criança e Adolescente (Cedca), será utilizado para atender as políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente.

O balanço dos valores arrecadados no estado neste ano foi apresentado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MT), que é parceiro da ação, juntamente com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) e outros órgãos. No total, 1.755 pessoas participaram da campanha, sendo que o município mais ativo proporcionalmente foi Primavera do Leste (234 km de Cuiabá).

“Esse valor será muito importante na articulação de ações e campanhas que irão auxiliar a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes de Mato Grosso. Para o ano que vem, trabalharemos para aumentar o número de participantes, porque com esse balanço, pudemos ver que temos ainda muito para expandir”, disse a presidente do Cedca, Annelyse Cândido.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode participar com doações para o fundo, bastando para isso, no ato da declaração do imposto de renda, assinalar a opção de destinação de 3% para o objetivo.

Além de Primavera do Leste, também constam no ranking de municípios que mais reúnem contribuintes que doaram, Tangará da Serra (240 km de Cuiabá) e Cuiabá. Municípios como Água Boa, Barra do Garças, Brasnorte, Campos de Júlio, Canarana, Itanhangá, Novo Horizonte do Norte, Sorriso, Sinop, Várzea Grande e Nova Marilândia, também aparecem na lista.

A presidente do CRC, Sílvia Cavalcante, garante que no próximo ano a entidade continuará firme na parceria junto ao Governo do Estado e Cedca para levar esclarecimentos aos contribuintes sobre a existência e forma de doação ao FIA. “Temos essa preocupação social e vamos aproveitar esse espaço que temos para ampliar a campanha”, ponderou.

FIA

A campanha é uma realização do Cedca-MT, em parceria com a Setas, CRC-MT, Associação das Primeiras Damas de Mato Grosso (APDM), Núcleo de Ações Voluntárias, Prefeituras e Receita Federal.

O FIA, definido no artigo 71 da Lei nº 4.320/1964, é um aporte de recursos financeiros controlado pelo Cedca para atender as políticas públicas voltadas as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Contribuintes podem optar pela doação direta ao Fundo ou ainda escolher um projeto específico para fazer sua doação. Para pessoas físicas, a doação pode chegar até 6% do imposto a ser pago. Já para empresas, o percentual é de 1%.





URL Fonte: http://www.toquedealerta.com.br/noticia/25979/visualizar/