Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Terça - 27 de Setembro de 2016 às 06:09
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT

Um ano após a inauguração da primeira Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Estado, Mato Grosso lembra no dia 26 de setembro, o ‘Dia Nacional do Surdo’ celebrando o sucesso que o Centro “Everaldo Aparecido Oliveira” alcançou em seu primeiro ano de funcionamento.

A Central dá suporte para o atendimento de pessoas surdas, auxiliando em entrevistas de emprego, consulta médica, audiência pública, Boletim de Ocorrência ou em qualquer situação e local que precise de um intérprete. A Central conta com três intérpretes com Formação Superior em Libras, que foram escolhidos por meio de seleção.

A procura ao serviço tem sido grande, sendo realizados atendimentos todos os dias da semana, de acordo com Eliane Ferreira Marques de Almeida, coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos. “A Central de Intérpretes é de extrema importância para auxiliar aqueles que precisam de apoio. Esse espaço é aberto à comunidade, tendo como foco principal o atendimento as pessoas com deficiência auditiva extrema, já que somos o ouvido e a voz delas, mas também damos apoio a familiares, com o oferecimento do curso de Libras, por exemplo”.

O curso de Libras, citado por Eliane, é ministrado por um professor deficiente auditivo, que também faz parte do quadro da Central de Intérpretes. Em sua primeira edição teve uma grande procura por parte dos familiares e acompanhantes de surdos, mas também é aberto a toda a sociedade. A próxima edição ainda não tem data prevista, mas já tem grande procura de pessoas que ligam na Central de Intérpretes de libras para deixar seu nome na lista de reserva. Na edição de estreia aproximadamente 30 pessoas receberam o certificado do curso que durou em torno de dois meses.

Os intérpretes tem ainda o dever de auxiliar todas as secretarias estaduais. Na última semana, quando foi realizada a Semana da Pessoa com Deficiência, os profissionais ficaram a disposição do Governo do Estado, participando de seminários e conferencias para prestar assistência aos surdos presentes. Na última sexta-feira (23.09), quando a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), promoveu no Sine o Dia D da Pessoa com Deficiência, os interpretes ficaram exclusivamente a disposição dos surdos para realizar as entrevistas de emprego.

Centro de Referência em Direitos Humanos

O Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) iniciou os trabalhos em 2014 tendo como foco o público LGBT. Em 2015, o centro ganhou reforço e passou a atuar em outras frentes, como o trabalho em prol das pessoas com deficiência e mulheres que passam por problemas de violência doméstica. A ação faz parte de trabalho conjunto entre as secretarias de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Educação (Seduc), Assistência Social (Setas) e da Superintendência de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Casa Civil. A intenção é ampliar o atendimento para atingir um maior número de pessoas e interiorizar as ações de inclusão para todo o estado.

Os surdos que necessitem do auxílio da Central de Intérpretes podem procurar atendimento gratuito no local, localizado na Rua Baltazar Navarros, 379, no bairro Bandeirantes, ou agendar o serviço pelo telefone (65)3624-4730. Este número também vale para os interessados em fazer o próximo curso de Libras e deixar o nome na lista de espera. O atendimento ao público acontece na parte da tarde, entre 13h e 19h, devido ao Decreto assinado pelo governador Pedro Taques que alterou por seis meses o horário de funcionamento dos órgãos públicos.





URL Fonte: http://www.toquedealerta.com.br/noticia/24329/visualizar/