Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 18 de Agosto de 2011 às 14:48
Por: Nathalia Passarinho

    Imprimir


Novo Ministro da Agricultura, deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS)
Novo Ministro da Agricultura, deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS)

Após ter oficializada a indicação para comandar o Ministério da Agricultura, o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) afirmou nesta quinta-feira (18) que pretende "aprender" antes de adotar medidas. Ele disse que irá conversar com o ex-ministro da pasta Wagner Rossi, que pediu demissão após denúncias de irregularidades.

Segundo ele, o ex-ministro fez um "extraordinário trabalho" na pasta. "Quem faz as coisas com pressa acaba tendo que fazer de novo. Eu pretendo primeiro aprender muito para depois poder ajudar. [...] Vou conversar com o Wagner. Ele fez um extraordinário trabalho", disse Mendes no Planalto.

Sobre as investigações em curso no
Ministério da Agricultura, Ribeiro disse que apuração cabe aos órgãos de controle da administração federal.

"Quem faz a investigação são os órgãos investigativos. Eu tenho que tratar da agricultura do Brasil. Eu tenho que falar de números. Eu tenho que olhar para a frente. A responsabilidade é fundamental. Eu vou ouvir muito. Eu vou conversar muito, vou conversar com o Wagner. O Wagner foi meu colega de bancada", disse.

Perguntado se faria uma "faxina" no Ministério da Agricultura ou nos órgãos ligados à pasta que estão sendo investigados, como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Mendes disse:

"Eu estou chegando. Se eu chego pretendendo, no mínimo vocês vão duvidar do que eu possa fazer. Faxina? Eu vou tratar da agricultura", ironizou.

Ribeiro contou que conversou brevemente com a presidente por telefone e que ela não chegou a fazer pedidos.

"A presidente me telefonou de São Paulo. Não houve um contato mais amiúde. Isso será amanhã. Ela chega a Brasília e me chama para despachar", disse.

Mendes Ribeiro afirmou que a posse como ministro da Agricultura deve ocorrer na próxima segunda (22). "Tudo indica que será segunda-feira à tarde. Eu preciso primeiro que a dona da posse, que é a presidente, se manifeste", disse.

Mendes disse não saber quem será seu substituto na função de líder do governo no Congresso. "O cargo pertence à presidenta Dilma", disse.

Wagner Rossi pediu demissão após semanas consecutivas de denúncias de irregularidades na pasta que comandava. A mais recente, nesta terça, dava conta do uso pelo ministro de um jatinho de uma empresa do ramo agropecuário.

A carta de demissão foi publicada no site do ministério. No texto, Rossi agradeceu a "confiança" que recebeu da presidente Dilma Rousseff e classificou de "mentiras" as denúncias contra ele. Disse que teve familiares e amigos atacados. "Minha família é meu limite. Aos amigos tudo, menos a honra", afirmou.

"Muita cautela"
Após entrevista coletiva no Palácio do Planalto, Ribeiro afirmou, em entrevista à Globo News, que vai agir com "cautela" em relação a denúncias no ministério.

"Olha, acho que se eu soubesse [o que fazer em relação a denúncias no ministério e na Conab], tu ficaria desconfiada. Eu vou tentar saber com a maior rapidez e vou usar sempre aquilo que a vida pública me ensinou: muita cautela, muito cuidado", disse.

Questionado sobre se teria experiência na área de agricultura para assumir a pasta, Ribeiro afirmou. "Olha, eu sou do Rio Grande do Sul. Sou lá da minha Camacuã, sou lá da minha restinga seca. A minha experiência na pasta é saber que nosso produtor, agricultor, faz milagre todos os anos pra continuar produzindo."

 






URL Fonte: http://www.toquedealerta.com.br/noticia/19128/visualizar/